Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3838
Title: O design e a importância das novas tecnologias no e-commerce : estágio na empresa Aluclass, Lda.
Authors: Martins, João
Silva, Hugo Miguel Mesquita
Keywords: Design
Modelação 3D
Comunicação
E-commerce
Redes sociais
3D Modeling
Communication
E-commerce
Social media
Issue Date: 13-Dec-2023
Abstract: O estágio visou compreender e conhecer o papel do design e das tecnologias de comunicação, de forma a saber como estas ferramentas se tornaram uma mais-valia na resposta e nas oportunidades de projeto. A investigação abordou vários cenários e as respetivas atuações ao nível do design, da modelação e renderização digital 3D, salientando as vantagens para a empresa, nomeadamente, para o seu desenvolvimento, comunicação, organização e produtos que comercializa. Esta recorre muitas vezes ao e-commerce, à publicidade online e às redes sociais que revolucionaram o modo de comunicação e interação na internet e possibilitam novas formas de relacionamento com os clientes, a promoção dos seus negócios e o alcance de novos públicos. Deste modo, pretendeu-se saber a importância do design e das tecnologias de comunicação na estratégia da empresa e de que modo a publicidade nas redes sociais influência o e-commerce. Conhecer a perspetiva e motivação da empresa para investir em novas estratégias de comunicação e debater os desafios e as oportunidades que a empresa enfrenta ao apostar nesta estratégia. Neste trabalho apresenta-se o relato do estágio curricular, realizado na empresa Aluclass, Lda., pertencente ao grupo NFI, Lda., durante um período de 16 semanas. Descrevem-se as atividades desenvolvidas no decorrer do mesmo, apresenta-se uma análise crítica destas, dão-se sugestões com vista à melhoria do departamento de design, como apostar na inovação através das novas tecnologias. Com este estágio foi possível consolidar conhecimentos e competências adquiridos ao longo da formação académica a que se somaram novos, resultantes da prática da atividade. Conclui-se que este estágio serviu como ponto de partida para estudos futuros que possam aprofundar os resultados obtidos.
The internship aimed to understand and get to know the role of design and communication technologies, and to find out how these tools have become an asset in the response and project opportunities. The research looked at various scenarios and their respective actions in terms of design, modeling, and 3D digital rendering, highlighting the advantages for the company, particularly in terms of its development, communication, organization, and the products it sells. They often use e-commerce, online advertising, and social networks, which have revolutionized the way we communicate and interact on the internet and enable new ways of relating to customers, promoting their business, and reaching new audiences. The aim was to find out the importance of design and communication technologies in the company's strategy and how advertising on social networks influences e-commerce. Find out about the company's perspective and motivation for investing in new communication strategies and discuss the challenges and opportunities the company faces when investing in this strategy. This paper reports on my 16-week internship at Aluclass, Lda, a company belonging to the NFI, Lda. group. The activities carried out during the program are described, their critical analysis is presented, and suggestions are made for improving the design department, such as investing in innovation through new technologies. This internship enabled me to consolidate the knowledge and skills I had acquired during my academic training, to which I added new ones as a result of my work experience. In conclusion, this internship has served as a starting point for future studies that can deepen the results obtained.
Description: Mestrado em Design Integrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3838
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Hugo_Silva.pdf2.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.