Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3841
Title: Educação para o empreendedorismo: um projeto no âmbito da formação inicial de professores
Other Titles: Entrepreneurship education: a project in pre-service teacher training
Authors: Fonseca, Lina
Gonçalves, Teresa
Barbosa, Ana
Peixoto, Ana
Barbosa, Gabriela
Trabulo, Francisco
Dias, Nelson
Portugal, G.
Tavares, A. I.
Tomaz, C.
Martins, F.
Costa, J. A.
Migueis, M. R.
Neves, R.
Vieira, R. M.
Keywords: Empreendedorismo
Prática profissional
Investigação
Formação inicial de professores
Issue Date: 2014
Publisher: UA Editora
Citation: Fonseca, L., Gonçalves, T., Barbosa, A., Peixoto, A., Barbosa, G., Trabulo, F., & Dias, N. (2014). Educação para o empreendedorismo: Um projeto no âmbito da formação inicial de professores. In G. Portugal, A. I. Andrade, C. Tomaz, F. Martins, J. A. Costa, M. R. Migueis, R. Neves, & R. M. Vieira (Orgs.), Formação inicial de professores e educadores: Experiências em contexto português (pp. 381-396). UA Editora. https://cidtff.web.ua.pt/pdf/ATAS_IIIENEB.pdf
Abstract: Nos últimos tempos tem-se assistido a uma crescente sensibilização para os benefícios da aquisição de noções básicas de empreendedorismo para a sociedade em geral e para os próprios aprendentes, desde os primeiros anos de escolaridade. Este tema é central na agenda de educação da Comissão Europeia, havendo alguns países europeus que já definiram políticas globais de inserção do tema do empreendedorismo nos planos curriculares, desde o nível pré-escolar até ao ensino superior (Comissão Europeia, 2006). A palavra empreendedorismo pode ter vários significados, mas, em sentido lato, designa a capacidade individual de transformar ideias em ações e inclui, entre outros aspetos, criatividade, inovação e iniciativa, planeamento e implementação de projetos na direção de objetivos desejados. Educar para o empreendedorismo é desenvolver capacidades empreendedoras, necessárias a qualquer cidadão que se pretenda ativo, participativo e crítico; estas capacidades podem ser promovidas em vários contextos, mas há um contexto por onde passam todas as crianças: a escola, que se torna assim espaço privilegiado para o desenvolvimento das suas capacidades. Para que este desiderato seja alcançado, importa integrar nos cursos de formação de professores o tema do empreendedorismo, como já acontece nalguns países europeus e como é defendido no relatório da Comissão Europeia de novembro de 2011. O projeto Educação para o Empreendedorismo na formação inicial de professores na ESE-IPVC insere-se num projeto mais vasto que integra igualmente a formação contínua de professores e que resulta da participação do IPVC na rede regional de apoio ao empreendedorismo do Alto Minho e de uma parceria estabelecida com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e o Centro Educativo Alice Nabeiro. O objetivo é fomentar a apropriação social do espírito e cultura empreendedora pelas crianças do pré-escolar e 1.º e 2.º ciclos do ensino básico no distrito de Viana do Castelo através da exploração e adequação do manual “Ter ideias para mudar o mundo” (CEAN, 2009). Descreve-se o primeiro ano de implementação do projeto desenvolvido na formação inicial de professores e apresentam-se dados de avaliação de duas vertentes: (1) conteúdos e metodologias na formação em Educação para o Empreendedorismo para futuros professores e (2) implementação da Educação para o Empreendedorismo em contexto de jardim-de-infância no âmbito da Iniciação à Prática Profissional de Mestrados profissionalizantes (dois estudos exploratórios). Finalmente reflete-se sobre as implicações do estudo para a formação de professores e, em particular, para a integração desta temática na Iniciação à Prática Profissional.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3841
ISBN: 978-972-789-428-4
Appears in Collections:ESE - Artigos em conferência

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