Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3843
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVaz, M.-
dc.contributor.authorBarbosa, A.-
dc.date.accessioned2024-01-17T13:43:59Z-
dc.date.available2024-01-17T13:43:59Z-
dc.date.issued2016-07-
dc.identifier.citationVaz, M., & Barbosa, A. (2016). Matemática + Histórias Infantis = conexões criativas no pré-escolar. In A. Barbosa, & I. Vale (Eds.), Atas do 4º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos – 2016. EdProf e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8756-09-1-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3843-
dc.description.abstractCom este trabalho pretendia-se compreender de que modo as histórias infantis podem contribuir para o desenvolvimento de capacidades transversais, como a resolução de problemas e a comunicação matemática, de crianças em idade pré-escolar, promovendo a criatividade. Para isso, adotou- se uma metodologia qualitativa, realizando um estudo exploratório com dezassete crianças com idades entre os 3 e os 5 anos. Foi desenhada uma sequência de tarefas, tendo como ponto de partida histórias com potencialidades para permitir a exploração de capacidades e temas matemáticos. A análise dos dados permitiu verificar que as histórias usadas contribuíram para que as crianças mantivessem a motivação e o empenho durante a realização das tarefas, participando na resolução dos problemas propostos e comunicando usando termos matemáticos específicos com correção. Foi evidente que, ao longo do estudo, usaram diferentes estratégias na resolução dos problemas propostos. Do mesmo modo, foi notório o refinamento de vocabulário relacionado com os temas abordados, sendo coerentes e claras na exposição dos seus raciocínios, usando terminologia adequada. Os resultados deste estudo permitiram ainda concluir que, durante o período em que as crianças realizaram as tarefas, foi havendo sempre uma evolução significativa, quer ao nível da resolução de problemas quer ao nível da comunicação matemática.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectHistórias infantispt_PT
dc.subjectResolução de problemaspt_PT
dc.subjectComunicação matemáticapt_PT
dc.titleMatemática + Histórias Infantis = conexões criativas no pré-escolarpt_PT
dc.title.alternativeMath + Children's Stories = creative connections in preschoolpt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
dc.date.updated2023-12-30T19:12:37Z-
dc.description.version0D1E-4824-1244 | Ana Cristina Coelho Barbosa-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.slugcv-prod-1205930-
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage95pt_PT
degois.publication.lastPage116pt_PT
degois.publication.titleAtas do 4º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos – 2016pt_PT
degois.publication.locationViana do Castelo, Portugalpt_PT
Appears in Collections:ESE - Artigos em conferência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
_30_CRIA2016-Vaz_Barbosa-2016.pdf755.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.