Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3843
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vaz, M. | - |
dc.contributor.author | Barbosa, A. | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-17T13:43:59Z | - |
dc.date.available | 2024-01-17T13:43:59Z | - |
dc.date.issued | 2016-07 | - |
dc.identifier.citation | Vaz, M., & Barbosa, A. (2016). Matemática + Histórias Infantis = conexões criativas no pré-escolar. In A. Barbosa, & I. Vale (Eds.), Atas do 4º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos – 2016. EdProf e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8756-09-1 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3843 | - |
dc.description.abstract | Com este trabalho pretendia-se compreender de que modo as histórias infantis podem contribuir para o desenvolvimento de capacidades transversais, como a resolução de problemas e a comunicação matemática, de crianças em idade pré-escolar, promovendo a criatividade. Para isso, adotou- se uma metodologia qualitativa, realizando um estudo exploratório com dezassete crianças com idades entre os 3 e os 5 anos. Foi desenhada uma sequência de tarefas, tendo como ponto de partida histórias com potencialidades para permitir a exploração de capacidades e temas matemáticos. A análise dos dados permitiu verificar que as histórias usadas contribuíram para que as crianças mantivessem a motivação e o empenho durante a realização das tarefas, participando na resolução dos problemas propostos e comunicando usando termos matemáticos específicos com correção. Foi evidente que, ao longo do estudo, usaram diferentes estratégias na resolução dos problemas propostos. Do mesmo modo, foi notório o refinamento de vocabulário relacionado com os temas abordados, sendo coerentes e claras na exposição dos seus raciocínios, usando terminologia adequada. Os resultados deste estudo permitiram ainda concluir que, durante o período em que as crianças realizaram as tarefas, foi havendo sempre uma evolução significativa, quer ao nível da resolução de problemas quer ao nível da comunicação matemática. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Histórias infantis | pt_PT |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_PT |
dc.subject | Comunicação matemática | pt_PT |
dc.title | Matemática + Histórias Infantis = conexões criativas no pré-escolar | pt_PT |
dc.title.alternative | Math + Children's Stories = creative connections in preschool | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
dc.date.updated | 2023-12-30T19:12:37Z | - |
dc.description.version | 0D1E-4824-1244 | Ana Cristina Coelho Barbosa | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.slug | cv-prod-1205930 | - |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 95 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 116 | pt_PT |
degois.publication.title | Atas do 4º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos – 2016 | pt_PT |
degois.publication.location | Viana do Castelo, Portugal | pt_PT |
Appears in Collections: | ESE - Artigos em conferência |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
_30_CRIA2016-Vaz_Barbosa-2016.pdf | 755.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.