Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3845
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vale, Isabel | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Ana | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-17T14:34:16Z | - |
dc.date.available | 2024-01-17T14:34:16Z | - |
dc.date.issued | 2017-07 | - |
dc.identifier.citation | Vale, I., & Barbosa, A. (2017). A importância das soluções visuais na resolução de problemas. In VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática: Libro de actas (pp. 51-59). Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas (FESMP). https://cibem.semrm.com/images/site/LibroActasCIBEM/ComunicacionesLibroActas_CB1101-1200.pdf | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-84-945722-3-4 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3845 | - |
dc.description.abstract | Na aula de matemática, a natureza das tarefas e da comunicação têm implicações claras na aprendizagem. Comunicar uma ideia, de forma clara, exige organização e conhecimento de factos/conceitos precisos, no entanto isso nem sempre é feito e/ou compreendido da forma como planeamos. Ver é uma componente importante na compreensão matemática, sendo algo que se pode desenvolver, aprender e ensinar. É importante ensinar os alunos a ver pelo que é necessário propor-lhes um conjunto de tarefas desafiantes em que o ponto de partida da sua exploração seja a visualização. O recurso a resoluções visuais pode ser uma alternativa para o uso de conceitos que o aluno não tem, e uma maneira mais fácil de resolver uma dada situação/problema. Logo, a aula de matemática deve incluir práticas que levem os alunos a pensar visualmente a partir de experiências que impliquem este tipo de pensamento. Neste minicurso, pretende-se, numa perspetiva teórica e prática, discutir e envolver os participantes na resolução de tarefas que ilustram algumas destas ideias. Terá como ponto de partida tarefas que evidenciam o poder da visualização na comunicação de conceitos, passando posteriormente para a resolução de tarefas com múltiplas resoluções, onde a visual é a mais simples e criativa. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas (FESMP) | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Visualização | pt_PT |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_PT |
dc.subject | Comunicação | pt_PT |
dc.subject | Criatividade | pt_PT |
dc.title | A importância das soluções visuais na resolução de problemas | pt_PT |
dc.title.alternative | The importance of visual solutions in problem solving | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
dc.date.updated | 2023-12-30T19:09:51Z | - |
dc.description.version | 0D1E-4824-1244 | Ana Cristina Coelho Barbosa | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.slug | cv-prod-702456 | - |
dc.relation.publisherversion | https://cibem.semrm.com/images/site/LibroActasCIBEM/ComunicacionesLibroActas_CB1101-1200.pdf | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 51 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 59 | pt_PT |
degois.publication.title | VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática: Libro de actas | pt_PT |
degois.publication.location | Andújar, España | pt_PT |
Appears in Collections: | ESE - Artigos em conferência |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
_25_CIBEM-Vale_Barbosa-2017.pdf | 674.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.