Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3854
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBarbosa, Ana-
dc.contributor.authorVale, Isabel-
dc.date.accessioned2024-01-18T15:12:55Z-
dc.date.available2024-01-18T15:12:55Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationBarbosa, A., & Vale. I. (2014). The impact of visualization on functional reasoning: the ability to generalize. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - RIPEM, 4(3), 29-44. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/ripem/article/view/1161pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3854-
dc.description.abstractCom este estudo pretende-se compreender de que forma alunos da formação inicial de professores, do ensino básico (alunos 3-12 anos de idade), resolvem problemas que envolvem a generalização de padrões em contextos visuais, identificando: as estratégias que usam; as dificuldades que apresentam; o papel da visualização no seu raciocínio; e os fatores que influenciam as suas generalizações. Considerando os objetivos do estudo, seguimos uma metodologia qualitativa. Os participantes foram 80 alunos da formação inicial de professores. Durante as aulas de uma disciplina de Didática da Matemática, estes alunos resolveram uma sequência de tarefas que envolviam a generalização de padrões em contextos figurativos. Os resultados mostraram que os alunos foram capazes de usar diferentes tipos de estratégias de generalização, mas também que algumas dimensões das tarefas (e.g. tipo de padrão, a natureza das figuras) podem ter impacto no raciocínio dos alunos, fazendo com que, em alguns casos, haja uma mudança nas estratégias utilizadas e a emergência de dificuldades de tipo diferente. ABSTRACT: With this study we try to understand how pre-service teachers, from basic education (for 3 to 12-year-old students), solve problems involving the generalization of patterns in visual contexts, identifying: the strategies they use; the difficulties they present; the role of visualization in their reasoning; and the factors that influence their generalizations. Considering the aims of this study, we followed a qualitative methodology. The participants were 80 pre-service teachers. During the classes of a Mathematics unit course, these students solved a sequence of tasks involving pattern generalization in figurative contexts. Our results showed that students were able to use different types of generalization strategies, but also that some dimensions of the tasks (e.g. type of pattern, nature of the figures) can have impact in students’ reasoning, causing, in some cases, a shift on the strategies used and the emergence of difficulties of different kind.pt_PT
dc.language.isoengpt_PT
dc.publisherSociedade Brasileira de Educação Matemáticapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectRaciocínio functionalpt_PT
dc.subjectPadrõespt_PT
dc.subjectGeneralizaçãopt_PT
dc.subjectVisualizaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectFunctional reasoningpt_PT
dc.subjectPatternspt_PT
dc.subjectGeneralizationpt_PT
dc.subjectVisualizationpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.titleThe impact of visualization on functional reasoning: the ability to generalizept_PT
dc.typearticlept_PT
dc.date.updated2023-12-30T18:33:26Z-
dc.description.version0D1E-4824-1244 | Ana Cristina Coelho Barbosa-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.slugcv-prod-702440-
dc.relation.publisherversionhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/ripem/article/view/1161pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage29pt_PT
degois.publication.lastPage44pt_PT
degois.publication.volume4pt_PT
degois.publication.issue3pt_PT
degois.publication.titleRevista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - RIPEMpt_PT
degois.publication.locationBrasilpt_PT
Appears in Collections:ESE - Artigos indexados a outros indexadores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Barbosa2014The.pdf302.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.