Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3855
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVale, Isabel-
dc.contributor.authorBarbosa, Ana-
dc.date.accessioned2024-01-18T16:55:01Z-
dc.date.available2024-01-18T16:55:01Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationVale, I., & Barbosa., A. (2014). Materiais manipuláveis para aprender e ensinar geometria. Boletim GEPEM, 65, 3-16. https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/28pt_PT
dc.identifier.issn2176-2988-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3855-
dc.description.abstractA utilização de materiais manipuláveis é sugerida por vários autores como sendo uma mais valia na construção de conceitos matemáticos. Assim o desenvolvimento do pensamento geométrico dos estudantes pode ser mais facilmente conseguido através de tarefas desafiantes que recorram a materiais manipuláveis diversificados. Deste modo é crucial que os (futuros) professores desenvolvam as aptidões necessárias para utilizar materiais na sala de aula, numa perspectiva de ensino e aprendizagem mais dinâmica e desafiadora. Pretende-se neste artigo relatar algumas experiências de sala de aula, baseadas em tarefas geométricas exploradas com recurso a materiais manipuláveis, onde é dada grande ênfase à resolução de problemas e à experimentação, realizadas durante um estudo com futuros professores do ensino básico (3-12 anos). Os resultados mostram que os futuros professores envolveram-se nas tarefas propostas e construíram conhecimento geométrico em relação aos conteúdos abordados através dos materiais manipuláveis. ABSTRACT: The use of manipulative materials is suggested by several authors as an asset in the development of mathematical concepts. Thus the development of students’ geometric thinking can be easily achieved through challenging tasks that make use of diverse manipulative materials. It is crucial that (future) teachers develop the skills needed to use manipulative in the classroom with a more dynamic and challenging perspective of teaching and learning. In this paper we intend to report some classroom experiences, conducted with future teachers from basic education (3-12 years), based on geometry tasks explored, with manipulative materials, when problem solving and experimentation are privileged. Result show that the future teachers were involved in the proposed tasks and constructed geometric knowledge related to the approached contents through the manipulative materials.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherGrupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática - Instituto de Educação da UFRRJpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectMateriais manipuláveispt_PT
dc.subjectGeometriapt_PT
dc.subjectFuturos professorespt_PT
dc.subjectEducação básicapt_PT
dc.subjectManipulative materialspt_PT
dc.subjectGeometrypt_PT
dc.subjectFuture teacherspt_PT
dc.subjectElementary educationpt_PT
dc.titleMateriais manipuláveis para aprender e ensinar geometriapt_PT
dc.title.alternativeManipulative materials for learning and teaching geometrypt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.date.updated2023-12-30T18:27:46Z-
dc.description.version0D1E-4824-1244 | Ana Cristina Coelho Barbosa-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.slugcv-prod-702435-
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/28pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage3pt_PT
degois.publication.lastPage16pt_PT
degois.publication.issue65pt_PT
degois.publication.titleBoletim GEPEMpt_PT
degois.publication.locationRio de Janeiro, Brasilpt_PT
dc.identifier.doi10.4322/gepem.2015.011-
Aparece nas colecções:ESE - Artigos indexados a outros indexadores

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Art_-_1.pdf903.36 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.