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dc.contributor.authorPinheiro, Marta-
dc.contributor.authorBarbosa, Ana-
dc.contributor.editorFernandes, J. A.en_US
dc.contributor.editorMartinho, M. H.en_US
dc.contributor.editorTinoco, J.en_US
dc.contributor.editorViseu, F.en_US
dc.date.accessioned2024-01-19T15:13:32Z-
dc.date.available2024-01-19T15:13:32Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationPinheiro, M., & Barbosa, A. (2013). O pensamento algébrico em contextos visuais. In J. A. Fernandes, M. H. Martinho, J. Tinoco, & F. Viseu (Eds.), Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 273-294). APM - Associação de Professores de Matemática; CIEd da Universidade do Minho. https://www.apm.pt/files/files/SIEM/Atas_SIEM/2013_Braga_ATAS_XXIV_SIEM.pdfpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8525-24-6-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3862-
dc.description.abstractEsta comunicação pretende descrever um estudo centrado no desenvolvimento do pensamento algébrico em contextos visuais realizado com alunos do 6.º ano de escolaridade. Procurou-se compreender os aspetos do pensamento algébrico evidenciados em contextos visuais, as estratégias de generalização utilizadas pelos alunos e as suas dificuldades. Recorreu-se a um design de estudo de caso, sendo acompanhados dois alunos cujo trabalho foi enquadrado no contexto turma. Assim, foi elaborada uma proposta didática, organizada em contagens visuais, sequências de repetição e de crescimento, e problemas que envolvem a exploração de padrões. Apresentam-se alguns resultados, decorrentes da aplicação de três tarefas. De uma forma geral, os resultados evidenciaram que tarefas de exploração de padrões em contextos figurativos revelaram-se potenciadoras do desenvolvimento do pensamento algébrico nos três aspetos que o compõem: padrões e relações; generalização; e simbolização. Constatou-se, ainda, que tarefas desta natureza proporcionam a utilização de variadas estratégias de generalização. Os alunos que suportaram o seu raciocínio no contexto figurativo conseguiram obter mais sucesso e revelaram maior compreensão das relações entre as variáveis dependente e independente.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherAPM - Associação de Professores de Matemática; CIEd da Universidade do Minhopt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectPensamento algébricopt_PT
dc.subjectVisualizaçãopt_PT
dc.subjectGeneralizaçãopt_PT
dc.subjectProposta didáticapt_PT
dc.titleO pensamento algébrico em contextos visuaispt_PT
dc.title.alternativeAlgebraic thinking in visual contextspt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
dc.date.updated2023-12-30T19:24:39Z-
dc.description.version0D1E-4824-1244 | Ana Cristina Coelho Barbosa-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.slugcv-prod-1226481-
dc.relation.publisherversionhttps://www.apm.pt/files/files/SIEM/Atas_SIEM/2013_Braga_ATAS_XXIV_SIEM.pdfpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage273pt_PT
degois.publication.lastPage294pt_PT
degois.publication.titleXXIV Seminário de Investigação em Educação Matemáticapt_PT
degois.publication.locationPortugalpt_PT
Appears in Collections:ESE - Artigos em conferência

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