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http://hdl.handle.net/20.500.11960/3866
Title: | A coadjuvação docente na melhoria do sucesso educativo: um estudo de caso nos primeiros anos da Educação Básica em Portugal |
Other Titles: | The teaching coadjuvancyin improving educational success: a case study in the early years of Basic Education in Portugal |
Authors: | Martins, Sandra Marinho, Paulo Sousa-Pereira, Fátima |
Keywords: | Coadjuvação docente Trabalho colaborativo Inovação pedagógica Sucesso educativo Teaching co-adjuvation Collaborative work Pedagogical innovation Educational success |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | Martins, S., Marinho, P., & Sousa-Pereira, F. (2022). A coadjuvação docente na melhoria do sucesso educativo: Um estudo de caso nos primeiros anos da Educação Básica em Portugal. Revista FAFIRE, 15(2), 4–18. https://doi.org/10.24024/23585188v15n2a2022p04018 |
Abstract: | As escolas deparam-se com grandes desafios para responder às necessidades de todos os alunos, face à heterogeneidade das turmas e introdução de alterações nos currículos, que se pretendem mais flexíveis e diferenciados no desiderato de construir uma escola efetivamente inclusiva. Reconhecendo-se a complexidade dos processos de mudança educacional e as mais-valias associadas a culturas de colaboração para o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes e para a melhoria da qualidade do ensino e das aprendizagens dos alunos, torna-se relevante aferir os efeitos da aplicação do regime de equipes educativas, sustentado em lógicas de coadjuvação, no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) em Portugal. Neste enquadramento, realizou-se um estudo de caso descritivo (Yin, 2005) focado nas dinâmicas de trabalho, em regime de coadjuvação, entre docentes do 1.º CEB de um Agrupamento de Escolas do norte de Portugal. O estudo objetivou compreender contributos da coadjuvação na melhoria das práticas pedagógicas docentes e no sucesso educativo dos alunos. Para o efeito, recorreu-se a um questionário a docentes titulares de turma do 1.º CEB e a uma entrevista semiestruturada à Coordenadora do Departamento do 1.º CEB. Os dados obtidos foram sujeitos à análise de conteúdo e análise estatística, numa abordagem qualitativa e interpretativa (Coutinho, 2014), tendo permitido concluir que a implementação da coadjuvação em sala de aula é entendida como processo de acompanhamento tendo como recurso o trabalho colaborativo. Como tal, fomenta a experimentação e a reflexão conjuntas, repercutindo-se na consolidação de práticas profissionais colaborativas e reflexivas, na qualidade do ensino e no sucesso escolar dos alunos. ABSTRACT: Schools are faced with major challenges to meet the needs of all students, given the heterogeneity of classes and introduction of changes in curricula, which are intended to be more flexible and differentiated in the desideratum to build an effectively inclusive school. Recognizing the complexity of educational change processes and the added value associated with collaborative cultures for teachers' personal and professional development and to improve the quality of teaching and students' learning, it is relevant to assess the effects of the implementation of the educational teams scheme, based on the logic of coadjuvancy, in the first years of basic education (1st cycle) in Portugal. In this context, a descriptive case study (Yin, 2005) was carried out, focusing on the dynamics of the work, in a co-adjuvant regime, among teachers of the first years of basic education in a School Grouping in the north of Portugal. The study aimed to understand the contributions of co-adjuvant teaching to the improvement of teaching practices and the students' educational success. For this purpose, a questionnaire was used to primary school class teachers and a semi-structured interview was conducted with the Coordinator of the Primary School Department. The data obtained were subjected to content analysis and statistical analysis, in a qualitative and interpretative approach (Coutinho, 2014), leading to the conclusion that the implementation of classroom co-adjuvation is understood as a monitoring process using collaborative work as a resource. As such, it promotes joint experimentation and reflection, resulting in the consolidation of collaborative and reflective professional practices, the quality of teaching and students' academic success. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3866 |
ISSN: | 2358-5188 |
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