Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3867
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dc.contributor.authorLeite, Carlinda-
dc.contributor.authorMarinho, Paulo-
dc.contributor.authorSousa-Pereira, Fátima-
dc.date.accessioned2024-01-22T12:17:21Z-
dc.date.available2024-01-22T12:17:21Z-
dc.date.issued2023-05-26-
dc.identifier.citationLeite, C., Marinho, P., & Sousa-Pereira, F. (2023). Os professores cooperantes na formação inicial de futuros docentes. Revista Lusófona de Educação, 59, 13-34. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle59.01pt_PT
dc.identifier.issn1645-7250-
dc.identifier.issn1646-401X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3867-
dc.description.abstractReconhecendo ser importante que futuros educadores e professores, durante a formação inicial, vivenciem experiências profissionais, devidamente acompanhados, que prepararem para a profissão, o artigo dá conta de um estudo que traz ao debate perceções de professores cooperantes (PC) sobre o modelo de formação e condições que têm para realizar a função. Recorrendo a entrevistas semiestruturadas a PC que colaboram na formação de docentes de diferentes níveis de escolaridade, o estudo responde às perguntas de investigação: que perceções têm PC sobre as condições que a formação inicial oferece para a socia-lização com a profissão? que relações se estabelecem entre instituições de ensino superior (IES) e Escolas/PC? que perceções têm PC sobre a adequação do perfil que possuem para o exercício das funções que devem realizar? A análise de conteúdo das entrevistas permite tecer as seguintes considerações: o tempo de estágio é curto para a preparação profissional, embora a formação assegure uma boa preparação teórica; as relações de pertença às IES influenciam a aceitação do cargo, apesar de não usufruírem de condições para o exercer; em muitos casos, as IES não estabelecem relações fortes e articuladas com os PC; os PC consideram ter perfil adequado à função, seja adquirido por investimento pessoal, pela experiência da função ou pelas oportunidades de formação que as IES oferecem. ABSTRACT: Recognising that it is important that future educators and teachers, during initial training, have professional experiences, duly accompanied, that prepare them for the profession, this article reports on a study that discusses the perceptions of cooperating teachers (CP) about the training model and the conditions they must perform the function. Using semi-structured interviews with CPs who collaborate in the training of teachers at different levels of education, the study answers the following research questions: what are the perceptions of CPs about the condi-tions that initial training offers for socialisation with the profession? The content analysis of the interviews allows the following considerations to be made: the internship time is short for professional preparation, although the training ensures a good theoretical preparation; the relationships of belonging to the HEIs influence the acceptance of the position, even though they do not enjoy the conditions to exercise it; in many cases, the HEIs do not establish strong and articulated relationships with the CPs; the CPs consider that they have the right profile for the position, whether acquired through personal investment, experience in the position, or the training opportunities offered by the HEIs. RESUMÉ: Reconnaissant qu’il est important que les futurs éducateurs et enseignants, au cours de la formation initiale, soient vraiment accompagnés, en ayant des expériences professionnelles qui les préparent à la profession, cet article rend compte d’une étude qui aborde les perceptions des enseignants coopérants (EC) sur le modèle de formation et les conditions qu’ils ont pour exercer la fonction. À l’aide d’entretiens semi-structurés avec des EC qui collaborent à la formation d’élèves-enseignants à différents niveaux d’enseignement, l’étude répond aux questions de recherche suivantes : quelles sont les perceptions des EC sur les conditions que la formation initiale offre pour la socialisation avec la profession? L’analyse de contenu des entretiens permet de faire les considérations suivantes: le temps de stage est court pour la préparation professionnelle, bien que la formation assure une bonne préparation théorique; les relations d’appartenance aux Établissements d’Enseignement Supérieur (EES) influencent l’acceptation du poste, même s’ils ne bénéficient pas de conditions pour l’exercer; dans de nombreux cas, les EES n’établissent pas de relations fortes et articulées avec les EC; les EC considèrent qu’ils ont le profil adéquat pour le poste, qu’il soit acquis par l’investissement personnel, l’expérience dans le poste, ou les opportunités de formation offertes par les EES. RESUMEN: Reconociendo que es importante que los futuros educadores y profesores, durante la formación inicial, tengan experiencias profesionales, debidamente acompañadas, que los preparen para la profesión, este artículo relata un estudio que discute las percepciones de profesores cooperantes (PC) sobre el modelo de formación y las condiciones que tienen para ejercer la función. A partir de entrevistas semiestructuradas con PC que colaboran en la formación de profesores de diferentes niveles de enseñanza, el estudio responde a las siguientes preguntas de investigación: ¿cuáles son las percepciones de los PC sobre las condiciones que la formación inicial ofrece para la socialización con la profesión? El análisis del contenido de las entrevistas permite hacer las siguientes conside-raciones: el tiempo de pasantía es corto para la preparación profesional, aunque la formación asegure una buena preparación teórica; las relaciones de pertenencia a las IES influyen en la aceptación del cargo, aunque no gocen de las condiciones para ejercerlo; en muchos casos, las IES no establecen relaciones sólidas y articuladas con los PC; los PC consideran que tienen el perfil adecuado para el cargo, ya sea adquirido por inversión personal, la experiencia en el cargo o las oportunidades de formación ofrecidas por las IES.pt_PT
dc.description.sponsorshipEste estudo foi financiado pela EDULOG - Fundação Belmiro de Azevedo [ref.ªEDULOG/PAPP/2019]. Este trabalho foi também apoiado por fundos nacionais, através da Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia, IP (FCT), ao abrigo do financiamento plurianual concedido ao CIIE [ref.ª UIDB/00167/2020 e ref.ª UIDP/00167/2020].pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEdições Universitárias Lusófonaspt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectProfessores cooperantespt_PT
dc.subjectFormação inicial de professores em Portugalpt_PT
dc.subjectPreparação para a profissão docentept_PT
dc.subjectCooperating teacherspt_PT
dc.subjectInitial teacher education in Portugalpt_PT
dc.subjectPreparation for the teaching professionpt_PT
dc.subjectEnseignants coopérantspt_PT
dc.subjectFormation initiale des élèves-enseignants au Portugalpt_PT
dc.subjectPréparation au métier d’enseignantpt_PT
dc.subjectProfesores cooperantespt_PT
dc.subjectFormación inicial del profesorado en Portugalpt_PT
dc.subjectPreparación para la profe-sión docentept_PT
dc.titleOs professores cooperantes na formação inicial de futuros docentespt_PT
dc.title.alternativeCooperant teachers in the initial teacher educationpt_PT
dc.title.alternativeLes enseignants coopérants dans la formation initiale des élèves-enseignantspt_PT
dc.title.alternativeProfesores cooperantes en la formación inicial del profesoradopt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.date.updated2024-01-19T12:56:02Z-
dc.description.versionA11D-C969-8086 | Maria de Fátima de Sousa Pereira-
dc.description.versionN/A-
dc.identifier.slugcv-prod-3534522-
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/8820pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage13pt_PT
degois.publication.lastPage34pt_PT
degois.publication.issue59pt_PT
degois.publication.titleRevista Lusófona de Educaçãopt_PT
degois.publication.locationLisboa, Portugalpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle59.01-
Appears in Collections:ESE - Artigos indexados à WoS/Scopus

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