Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3870
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dc.contributor.authorSousa-Pereira, Fátima-
dc.contributor.authorLeite, Carlinda-
dc.contributor.authorMarinho, Paulo-
dc.date.accessioned2024-01-22T12:54:36Z-
dc.date.available2024-01-22T12:54:36Z-
dc.date.issued2023-12-27-
dc.identifier.citationSousa-Pereira, F. ., Leite, C., & Marinho, P. (2024). A socialização com a profissão na formação inicial de professores em Portugal. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado. Continuación de la Antigua Revista de Escuelas Normales, 98(37.3), 283–302. https://doi.org/10.47553/rifop.v98i37.3.97024pt_PT
dc.identifier.issn2530-3791-
dc.identifier.issn0213-8646-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3870-
dc.description.abstractNa formação inicial de professores (FIP) é importante existirem condições para uma socialização forte com a docência e com a amplitude das funções exigidas no exercício da profissão. Tendo por base esta perspetiva, o artigo apresenta um estudo que teve por objetivo conhecer condições que a FIP em Portugal oferece para a socialização com a profissão docente. Foram entrevistados coordenadores de 21 cursos, dos 148 que em Portugal habilitam para a docência nos doze anos de escolaridade obrigatória, e 16 professores cooperantes das escolas onde é realizada a iniciação à prática profissional. Os discursos dos entrevistados, interpretadas pela técnica de análise de conteúdo, permitem apontar a: necessidade de trazer ao debate académico uma reflexão sobre condições de preparação dos futuros professores para lidarem com a complexidade inerente ao exercício da profissão docente, nomeadamente no tempo de contacto com as escolas e com a prática profissional; importância de reconhecer o papel dos professores cooperantes e dos supervisores que acompanham os estudantes nos processos de socialização profissional para que tenham condições para se envolverem em investigação didática e da prática profissional; necessidade de fortalecer políticas e programas de FIP que potenciem a socialização com a profissão orientada para a contínua melhoria da qualidade de formação de professores. ABSTRACT: In initial teacher education (ITE) it is important to have conditions for strong socialization with teaching and with the breadth of functions required in the exercise of the profession. Based on this reference, the study aimed to know the conditions of the Portuguese model of ITE for socialization with the profession. In the methodological procedure, coordinators of 21 courses were interviewed, out of the 148 existing in Portugal, which enables teaching in the twelve years of compulsory education, and 16 cooperating teachers at the schools where the professional practice is carried out. The interviewees’ speeches, interpreted by the content analysis technique, allow pointing out the: need to bring to the academic debate a reflection on the conditions of preparation of future teachers to deal with the inherent complexity of the teaching profession, namely in the time of contact with schools and with professional practice; the importance of recognizing the role of cooperating teachers and supervisors who accompany students in the processes of professional socialization so that they are able to engage in didactic research and professional practice; need to strengthen ITE policies and programs that encourage socialization with the profession-oriented towards the continuous improvement of quality of teacher education.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherFacultad de Educación Universidad de Murciapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subjectSocializaçãopt_PT
dc.subjectProfissão docentept_PT
dc.subjectCurrículo da formação de professorespt_PT
dc.subjectInitial teacher educationpt_PT
dc.subjectSocializationpt_PT
dc.subjectTeaching professionpt_PT
dc.subjectTeacher education curriculumpt_PT
dc.titleA socialização com a profissão na formação inicial de professores em Portugalpt_PT
dc.title.alternativeSocialisation with the profession in initial teacher education in Portugalpt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.date.updated2024-01-19T13:24:03Z-
dc.description.versionA11D-C969-8086 | Maria de Fátima de Sousa Pereira-
dc.description.versionN/A-
dc.identifier.slugcv-prod-3534659-
dc.relation.publisherversionhttps://recyt.fecyt.es/index.php/RIFOP/article/view/97024pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage283pt_PT
degois.publication.lastPage302pt_PT
degois.publication.volume98pt_PT
degois.publication.issue37.3pt_PT
degois.publication.titleRevista Interuniversitaria de Formación del Profesorado. Continuación de la Antigua Revista de Escuelas Normalespt_PT
degois.publication.locationMurcia, Espanhapt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.47553/rifop.v98i37.3.97024-
Appears in Collections:ESE - Artigos indexados à WoS/Scopus

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