Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3880
Title: A influência das redes sociais no comportamento de compra do consumidor de vinho em Portugal
Other Titles: um estudo necessário para o setor vitivinícola
Authors: Oliveira, Paula Cristina Ribeiro de
Pereira, Manuel Joaquim de Sousa
Silva, Eulália Sabina da
Keywords: Redes Socias
comportamento do consumidor
setor vitivinícola
Social Networks
consumer behavior
wine sector;
Issue Date: 17-Jan-2024
Abstract: A indústria do vinho em Portugal está a passar por uma transformação significativa, impulsionada pela crescente presença das Redes Sociais na vida quotidiana dos consumidores. Este estudo emerge como uma necessidade urgente para as empresas do setor vitivinícola, oferecendo uma lente perspicaz sobre o comportamento de compra e consumo dos consumidores de vinho em Portugal, num mundo cada vez mais digital e interconectado. Torna-se importante um estudo sobre a influência das redes socais no comportamento de compra e consumo do consumidor de vinho em Portugal, para que as empresas do setor vitivinícola possam criar estratégias de Marketing Digital mais assertivas e eficazes. Desta forma tornarão os seus produtos mais desejados no mercado procurando atrair e fidelizar clientes, que são cada vez mais exigentes e informados e, sobretudo conscientes do poder de decisão que têm. O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo compreender a perceção de compra do consumidor de vinho online, verificar se as Redes Sociais são uma boa fonte de informação sobre vinho, identificar as principais fontes de informação que os consumidores utilizam para pesquisar e, finalmente avaliar a importância das Redes Sociais para as PME do setor vitivinícola. Para alcançar os objetivos definidos e explicados ao longo da dissertação, foi adotada uma abordagem metodológica robusta baseada na triangulação de métodos. A pesquisa qualitativa incluiu entrevista em profundidade a uma profissional de marketing de uma empresa do setor vitivinícola, proporcionando insights valiosos sobre como gerem as marcas que comercializam, e os desafios enfrentados pela empresa no cenário digital. Complementando esta abordagem, o estudo quantitativo envolveu um inquérito por questionário online, que investigou o comportamento de compra e consumo dos compradores e consumidores de vinhos portugueses. As conclusões deste estudo poderão ter implicações práticas e significativas para as empresas do setor vitivinícola em Portugal. Ao entender melhor o comportamento do consumidor online, essas empresas poderão ajustar as suas estratégias de marketing digital, promovendo os seus produtos de forma mais direcionada e envolvente. Além disso, ao reconhecer o papel crucial das Redes Sociais, as empresas poderão estabelecer uma presença digital mais forte e autêntica, construindo relacionamentos sólidos com os consumidores.
The wine industry in Portugal is undergoing a significant transformation, driven by the growing presence of social media in consumers' daily lives. This study emerges as an urgent need for companies in the wine sector, offering an insightful lens on the purchasing and consumption behavior of wine consumers in Portugal, in an increasingly digital and interconnected world. It is important to study the influence of social networks on the purchasing and consumption behavior of wine consumers in Portugal, so that companies in the wine sector can create more assertive and effective Digital Marketing strategies. In this way, they will make their products more desired on the market, seeking to attract and retain customers, who are increasingly demanding and informed and, above all, aware of the decision-making power they have. The present study was developed with the aim of understanding the consumer's perception of purchasing wine online, verifying whether social networks are a good source of information about wine, identifying the main sources of information that consumers use to research and, finally, evaluating the importance of social networks for SMEs in the wine sector. To achieve the objectives defined and explained throughout the dissertation, a robust methodological approach was adopted based on the triangulation of methods. The qualitative research included an in-depth interview with a marketing professional from a company in the wine sector, providing valuable insights into how they manage the brands they sell, and the challenges faced by the company in the digital scenario. Complementing this approach, the quantitative study involved an online questionnaire survey, which investigated the purchasing and consumption behavior of buyers and consumers of Portuguese wines. The conclusions of this study could have practical and significant implications for companies in the wine sector in Portugal. By better understanding online consumer behavior, these companies will be able to adjust their digital marketing strategies, promoting their products in a more targeted and engaging way. Furthermore, by recognizing the crucial role of social media, companies will be able to establish a stronger and more authentic digital presence, building solid relationships with consumers.
Description: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3880
Appears in Collections:ESCE - Dissertações de mestrado

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