Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3929
Title: Lealdade e motivações : uma abordagem exploratória ao comportamento do turista brasileiro
Authors: Fonseca, Manuel José Serra da
Fonseca, Ana Carolina Braga da
Keywords: Comportamento do Turista
Motivação Turística
Lealdade no Turismo
Turismo brasileiro
Teoria Push-Pull
Perfil Psicográfico
Tourist Behavior
Tourist Motivation
Loyalty in Tourism
Tourist BehBrazilian Tourism
Push-Pull Theory
Psychographic Profile
Issue Date: 7-Feb-2024
Abstract: Nas últimas décadas, investigadores da área do Marketing despertaram o interesse em conhecer mais profundamente o comportamento dos turistas, ampliando significativamente a literatura sobre o assunto. Esta dissertação pretende contribuir para o debate e compreender os hábitos dos viajantes brasileiros, as motivações e fenómenos que levam estes turistas a escolherem os seus destinos e produtos turísticos, quais as influências que ocorrem nas suas escolhas e como acontece o processo de compra e lealdade destes consumidores. Para atingir esses objetivos, a presente dissertação utiliza uma abordagem metodológica mista: uma entrevista semi-estruturada em profundidade, de natureza qualitativa, onde 5 brasileiros viajantes frequentes deram as suas contribuições, e um inquérito por questionário, caraterizado como abordagem quantitativa, com 400 inquiridos. A Teoria Push-Pull guia a análise sobre a motivação turística na tentativa de perceber quais os fatores que “empurram” os viajantes para a decisão de viajar, assim como quais os motivos que os “atraem” para determinados destinos. Os resultados evidenciam que a busca por novas experiências e pela diversidade cultural são as motivações mais significativas para os turistas entrevistados. E embora tenham na viagem um interesse por relaxamento e escape da rotina, os inquiridos mostram que a interação social e a diversão são fundamentais para os seus momentos de lazer. A segurança e a familiaridade com o destino são de grande importância entre os fatores pelos quais são atraídos na escolha do lugar. Em relação à lealdade, algumas marcas surgem como principais na lembrança do viajante ao retornarem o uso delas nas suas próximas viagens e ao indicá-las às pessoas próximas. É justamente a palavra de amigos e parentes que se destaca no quesito influência, mas é inegável o poder da internet: os influenciadores digitais, os websites e fóruns são cada vez mais utilizados nas suas pesquisas. A internet se apresenta como principal meio para os viajantes na procura pelos produtos e destinos, assim como no momento da compra.
In recent decades, researchers in the field of Marketing have awakened an interest in understanding tourists' behavior in more depth, significantly expanding the literature on the subject. This dissertation aims to contribute to the debate and understand the habits of Brazilian travelers, the motivations and phenomena that lead these tourists to choose their destinations and tourist products, what influences occur on their choices and how the process of purchasing and loyalty of these happens. consumers. To achieve these objectives, the dissertation uses a mixed approach: with an in-depth semi-structured interview, with a qualitative approach, where 5 Brazilian frequent travelers gave their contributions, and a questionnaire survey, characterized as a quantitative approach, with 400 respondents. The Push-Pull Theory guides the analysis of tourist motivation in an attempt to understand which factors “push” travelers towards the decision to travel, as well as which reasons “attract” them to certain destinations. The results show that the search for new experiences and cultural diversity are the most significant motivations for the tourists interviewed. And although travel is interested in relaxation and escaping routine, respondents show that social interaction and fun are fundamental to their leisure time. Security and familiarity with the destination are of great importance among the factors by which they are attracted when choosing a place. In relation to loyalty, some brands emerge as main ones in the traveler's memory when they return to use them on their next trips and when recommending them to people close to them. It is precisely the words of friends and relatives that stand out in terms of influence, but the power of the internet is undeniable: digital influencers, websites and forums are increasingly used in their research. The internet is the main means for travelers when searching for products and destinations, as well as when making purchases.
Description: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3929
Appears in Collections:ESCE - Dissertações de mestrado

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