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dc.contributor.advisorPereira, Manuel Joaquim de Sousa-
dc.contributor.authorMoreira, Diana Sofia da Silva-
dc.date.accessioned2024-02-19T12:19:47Z-
dc.date.available2024-02-19T12:19:47Z-
dc.date.issued2024-02-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3931-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Marketing apresentada na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractNeste trabalho pretende-se explorar a importância do marketing digital no crescimento dos negócios das artes plásticas em Cabo Verde. Pretende-se também compreender o papel do ministério da Cultura neste crescimento. Escolhemos uma metodologia qualitativa, fundamentalmente com o recurso a entrevistas semiestruturadas a profissionais com notoriedade na área das artes plásticas e com experiência profissional. Foram feitas cinco entrevistas a pessoas que desempenham diferentes papeis na área. Os entrevistados foram um jornalista que trabalha na TCV (Televisão de Cabo Verde), um arquiteto que é dono do maior projeto artístico em Cabo Verde, dois artistas plásticos ligados à pintura e o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde. No decorre do trabalho, conseguimos perceber que existe ainda muito a fazer pela arte plástica em Cabo Verde. E que é urgente que os artistas e o Governo unam esforços para reforçar as suas campanhas de marketing, em particular de marketing digital. Deve-se entender que, devido à realidade económica do país, não é fácil os artistas atingirem o objetivo de expandir os seus trabalhos da forma como gostariam. Os cabo-verdianos não têm um poder de compra elevado. Desta forma, uma vez que os produtos artísticos não são bens da primeira necessidade e são em geral considerados produtos de luxo. É necessário criar mais campanhas de marketing digital por parte do Governo do país para auxiliar os artistas plásticos, principalmente os que, por falta de financiamento, não conseguem fazer com que os seus produtos cheguem ao conhecimento do grande público. Uma vez que as plataformas digitais nos dias de hoje são basilares para a internacionalização, é necessário disponibilizar meios técnicos e humanos para auxiliar os artistas nesta tarefa.pt_PT
dc.description.abstractThis work aims to explore the importance of digital marketing in the growth of fine arts businesses in Cape Verde. It is also intended to understand the role of the Ministry of Culture in this growth. We chose a qualitative methodology, fundamentally using semi-structured interviews with professionals with notoriety in the field of fine arts and with professional experience. Five interviews were carried out with people who play different roles in the area. The interviewees were a journalist who works at TCV (Cape Verde Television), an architect who owns the largest artistic project in Cape Verde, two visual artists linked to painting and the Minister of Culture and Creative Industries of Cape Verde. During the work, we were able to realize that there is still a lot to be done for visual art in Cape Verde. And it is urgent that artists and the Government join forces to reinforce their marketing campaigns, particularly digital marketing. It must be understood that, due to the economic reality of the country, it is not easy for artists to achieve the objective of expanding their work in the way they would like. Cape Verdeans do not have high purchasing power. In this way, since artistic products are not basic necessities and are generally considered luxury products. It is necessary to create more digital marketing campaigns by the country's Government to help visual artists, especially those who, due to lack of funding, are unable to make their products known to the general public. Since digital platforms today are essential for internationalization, it is necessary to provide technical and human resources to assist artists in this task.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectMarketing Digitalpt_PT
dc.subjectArtespt_PT
dc.subjectCulturapt_PT
dc.subjectArtes Plásticaspt_PT
dc.subjectDigital Marketingpt_PT
dc.subjectArtspt_PT
dc.subjectCulturept_PT
dc.subjectPlastics artspt_PT
dc.titleA importância do marketing digital nos negócios das artes plásticas em Cabo Verdept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
dc.identifier.tid203532589pt_PT
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