Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3941
Title: Plano de marketing digital para as modalidades amadoras do Futebol Clube do Porto
Authors: Garcia, Jorge Manuel Esparteiro
Abreu, Maria João Ribeiro
Keywords: plano de marketing digital
modalidades
marketing desportivo
FC Porto,
análise interna
análise externa
digital marketing plan
modalities
sports marketing
FC Porto,
internal analysis
external analysis
Issue Date: 24-Jan-2024
Abstract: O principal objetivo do Plano de Marketing Digital elaborado para as modalidades do Futebol Clube do Porto consiste em criar estratégias para melhorar a forma como chegam ao público, o marketing digital e até mesmo o marketing geral. Assim, será possível chegar a outros públicos, aumentar a notoriedade das modalidades do clube e, para além disso, afirmar o seu posicionamento. O plano ajudará, também, a dar a conhecer as várias modalidades que o FC Porto possui. De forma a facilitar a análise e a proceder com o plano, utilizou-se uma metodologia qualitativa estruturada, tendo sido realizadas entrevistas estruturadas aos variados órgãos do clube, cujo objetivo foi perceber a perceção destes em relação à forma como as modalidades estão a trabalhar o marketing e as lacunas que encontram e necessitam de ser corrigidas. Desta forma, foi possível criar estratégias para combater essas lacunas. Foram realizadas entrevistas ao diretor de Marketing do FC Porto, ao responsável pelo marketing das modalidades, a um jogador da equipa de andebol, ao treinador da equipa de basquetebol e a uma sócia do clube. Neste sentido, foram desenvolvidas ações de marketing para dar ênfase aos atletas e treinadores, dar a conhecer melhor as modalidades ao público em geral, de forma a atrair mais adeptos para as modalidades do FC Porto, que lhes permita ter ainda mais sucesso. Após a realização do Plano de Marketing, identificou-se que há necessidade de aumentar o grupo de colaboradores do departamento de marketing afetos apenas às modalidades, de forma a poder responder às suas necessidades específicas de marketing e comunicação.
The main objective of the Digital Marketing Plan drawn up for Futebol Clube do Porto's sports is to create strategies to improve the way they reach the public, digital marketing and even general marketing. In this way, it will be possible to reach other audiences, increase the notoriety of the club's sports and, furthermore, affirm its positioning. The plan will also help to raise awareness of FC Porto's various sports. In order to facilitate the analysis and proceed with the plan, a structured qualitative methodology was used. Structured interviews were carried out with the club's various bodies, the aim of which was to understand their perception of how the sports are working with marketing and the gaps they find and need to correct. In this way, it was possible to create strategies to combat these gaps. Interviews were conducted with FC Porto's marketing director, the sports marketing manager, a handball team player, the basketball team coach and a club member. In this sense, marketing actions were developed to emphasize the athletes and coaches, make the sports better known to the general public, in order to attract more fans to FC Porto's sports, which will allow them to be even more successful. After developing the Marketing Plan, it was identified that there is a need to increase the group of employees in the marketing department who are only involved in sports, in order to be able to respond to their specific marketing and communication needs.
Description: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3941
Appears in Collections:ESCE - Dissertações de mestrado

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