Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3945
Title: Criação de histórias em inglês com recurso ao storyjumper: um estudo no 1.º ciclo do ensino básico
Authors: Vale, Maria Isabel Piteira do
Pontes, Sónia Maria Manso
Keywords: Histórias digitais
Escrita
Storyjumper
Envolvimento
Desempenho
Digital stories
Writing
Storyjumper
Engagement
Performance
Issue Date: 11-Jan-2024
Abstract: A integração das tecnologias na educação é tema de amplo debate. Iniciativas de formação digital de professores e eventos promovidos pelo Ministério da Educação refletem o esforço em adequar a escola às necessidades contemporâneas. As diretrizes da UNESCO também reforçam esta tendência, com foco na construção de sociedades do conhecimento e na educação para o século XXI. Por outro, num mundo cada vez mais globalizado, a importância do inglês é também inquestionável. Esta língua tornou-se o idioma universal dos negócios, da ciência, da tecnologia e das comunicações internacionais, facilitando a colaboração e a compreensão entre pessoas de diversas culturas e origens. A proficiência em inglês abre portas para oportunidades educativas e profissionais e desempenha um papel crucial no desenvolvimento da literacia digital, sendo a língua predominante na internet e nas redes sociais. Neste contexto, dada a crescente familiaridade das crianças com a tecnologia desde tenra idade, é relevante integrá-la na educação, nomeadamente na disciplina de inglês. Este estudo pretende compreender o desempenho e envolvimento de alunos do 4.º ano, do 1.º ciclo, durante a criação de histórias em inglês recorrendo ao uso da ferramenta digital storyjumper. O estudo, de natureza qualitativa, assume a forma de um estudo de caso, com o objetivo de compreender as ideias e significados subjacentes às ações e interações de dois casos específicos. Privilegiou-se uma recolha de dados com base em observações registadas em diário de bordo e vídeo, questionários, entrevistas e documentos, incluindo as histórias produzidas pelos alunos na plataforma digital storyjumper. Da análise destes dados, constatamos que ambos os casos tiveram um desempenho excelente na criação de histórias no storyjumper, tendo evidenciado capacidade para aplicar os conhecimentos adquiridos e resolver desafios tecnológicos e linguísticos. Além disso, demonstraram um elevado envolvimento comportamental, afetivo e cognitivo, mostrando interesse, motivação e dedicação ao projeto.
The integration of technologies in education is a widely debated topic. Initiatives focusing on digital teacher training and events promoted by the Ministry of Education reflect efforts to adapt schools to contemporary needs. UNESCO's guidelines also emphasize this trend, focusing on the construction of knowledge societies and education for the 21st century. On the other hand, in an increasingly globalized world, the importance of English is unquestionable. This language has become the universal language of business, science, technology, and international communications, facilitating collaboration and understanding among people from diverse cultures and backgrounds. Proficiency in English opens doors to educational and professional opportunities and plays a crucial role in the development of digital literacy, being the predominant language on the internet and social networks. In this context, given children's growing familiarity with technology from an early age, it is relevant to integrate it into education, especially in the English language discipline. This study aims to understand the performance and engagement of 4th-grade students, in the 1st cycle, during the creation of stories in English using the digital tool Storyjumper. The qualitative study takes the form of a case study, aiming to comprehend the ideas and meanings underlying the actions and interactions of two specific cases. Data collection prioritized observations recorded in a diary, video footage, questionnaires, interviews, and documents, including stories produced by students on the Storyjumper platform. From the analysis of these data, it was found that both cases excelled in creating stories on Storyjumper, demonstrating the ability to apply acquired knowledge and solve technological and linguistic challenges. Furthermore, they showed high behavioral, affective, and cognitive engagement, displaying interest, motivation, and dedication to the project.
Description: Dissertação de Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3945
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sonia_Pontes.pdf6.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.