Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3951
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dc.contributor.advisorGarcia, Jorge Manuel Esparteiro-
dc.contributor.authorGraça, Eduarda Sofia Gonçalves-
dc.date.accessioned2024-03-15T11:20:01Z-
dc.date.available2024-03-15T11:20:01Z-
dc.date.issued2024-03-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3951-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Marketing apresentada na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractA indústria da moda é um ambiente altamente dinâmico e visual. Portugal tem vindo a emergir como um polo de criatividade e inovação nesta indústria, e muitas marcas nacionais estão a investir em estratégias de content marketing para conquistar a atenção de um público global. Num cenário cada vez mais digital, tornam-se evidentes as limitações do marketing tradicional e as oportunidades do marketing digital. Neste sentido, o content marketing surge como uma das principais ferramentas do marketing digital, sendo adotado cada vez mais pelas empresas. Atualmente, é por meio do content marketing que as empresas dos mais diversos ramos de atuação conseguem se diferenciar no mercado. Deste modo, a presente investigação pretende estudar o content marketing na Indústria da moda em Portugal, no contexto digital, mais precisamente nas redes sociais Facebook e Instagram, procurando responder a dois objetivos principais: Perceber quais as melhores práticas de content marketing que uma empresa da indústria da moda pode desenvolver para otimizar a sua presença nas redes sociais e qual o impacto que os conteúdos presentes nos canais digitais de comunicação das marcas de moda em Portugal têm para a decisão de compra online dos consumidores. Posto isto, o presente projeto de investigação consubstancia uma abordagem de investigação metodológica mista, combinando uma análise qualitativa e uma análise quantitativa. Para a análise qualitativa realizou-se uma análise de conteúdo às redes sociais, Facebook e Instagram de quatro marcas de moda portuguesas (Sacoor, Decenio, Tiffosi e Salsa). Relativamente à abordagem metodológica quantitativa, foram recolhidos dados através da divulgação de um questionário em formato online, alcançando uma amostra de 328 participantes com idade igual ou superior a 18 anos. Os dados recolhidos revelaram a necessidade de estratégias de content marketing que promovam autenticidade, destaquem avaliações positivas e sejam transparentes, equilibrando conteúdo informativo/behind the scenes e promocional.pt_PT
dc.description.abstractThe fashion industry is a highly dynamic and visual environment. Portugal has been emerging as a hub of creativity and innovation in this industry, and many national brands are investing in content marketing strategies to gain the attention of a global audience. In an increasingly digital scenario, the limitations of traditional marketing and the opportunities of digital marketing are becoming evident. In this sense, content marketing has emerged as one of the main tools of digital marketing and is being increasingly adopted by companies. Currently, it is through content marketing that companies from the most diverse fields of activity are able to differentiate themselves in the market. In this way, this research project aims to study content marketing in the fashion industry in Portugal, in the digital context, more precisely on the social networks Facebook and Instagram, seeking to answer two main objectives: to understand the best content marketing practices that a company in the fashion industry can develop to optimize its presence on social networks and what impact the content present on the digital communication channels of fashion brands in Portugal has on consumers' online purchasing decisions. The research employs a mixed-methods approach, combining qualitative and quantitative analyses.For the qualitative analysis, a content analysis was carried out on the social networks Facebook and Instagram of four Portuguese fashion brands (Sacoor, Decenio, Tiffosi and Salsa). With regard to the quantitative methodological approach, data was collected through the dissemination of a questionnaire in online format, reaching a sample of 328 participants aged 18 or over. The data collected revealed the need for content marketing strategies that promote authenticity, highlight positive evaluations and are transparent, balancing informative/behind-the-scenes and promotional content.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectContent marketingpt_PT
dc.subjectIndústria da Modapt_PT
dc.subjectFacebookpt_PT
dc.subjectInstagrampt_PT
dc.subjectDecisão de comprapt_PT
dc.subjectContent marketingpt_PT
dc.subjectFashion Industrypt_PT
dc.subjectPurchase Decisionpt_PT
dc.titleAnálise das estratégias de Content Marketing utilizadas na Indústria da Moda em Portugalpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpt_PT
thesis.degree.levelDissertação de Mestrado em Marketing apresentada na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.identifier.tid203551630pt_PT
Appears in Collections:ESCE - Dissertações de mestrado

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