Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3990
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlves, Wellington-
dc.contributor.authorRodrigues, Melissa-
dc.date.accessioned2024-04-10T12:44:46Z-
dc.date.available2024-04-10T12:44:46Z-
dc.date.issued2024-03-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3990-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Logística(APNOR) apresentada na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractNos últimos anos, as questões relacionadas às atividades marítimas têm vindo a ganhar destaque nas discussões sobre a economia marítima a nível mundial, pois, as atividades económicas que se baseiam e derivam do mar, são fundamentais para a economia global e são um pilar econó-mico de muitos países. A Economia Azul (EA) tem despertado um grande interesse, propondo mudanças es-truturais na economia por meio da conservação e sustentabilidade dos oceanos e dos ecossiste-mas marinhos, oferecendo um desenvolvimento sustentável do planeta. Essas abordagens baseiam-se no uso sustentável dos oceanos e dos seus recursos, vi-sando o crescimento económico, segurança alimentar, geração de empregos e preservação do meio ambiente marinho. Tudo isto torna a EA um tema de extrema importância, uma vez que os oceanos, como já indicado, são fundamentais para a economia global, nomeadamente para o fornecimento de alimento, energia e para o transporte de bens, mercadorias e matérias-primas de uns países para outros, sendo o transporte marítimo o mais utilizado para esse efeito a nível mundial. A logística e a logística inversa (LI) contribuem para a EA no sentido em que se torna uma atividade de apoio que permite o restauro e a circularidade das matérias, promovendo a sustentabilidade dos oceanos. O estudo da EA e a sua relação com a logística, torna-se importante para alcançar a sustentabilidade dos oceanos e não prejudicar este recurso tão relevante na economia mundial. Neste sentido, a presente dissertação, apresenta uma análise bibliométrica, que visa exa-minar a literatura existente que relaciona a EA com a logística, no sentido de compreender que está a ser produzido no mundo académico sobre o tema e a sua relevância, e a formula um caso de estudo, onde se aborda a empresa portuguesa Docapesca- Portos e Lotas, S.A. analisando o conhecimento sobre EA, LI, a implementação de medidas de EA nas suas lotas e de que modo as operações logísticas podem potencializar ações alinhadas com a EA.pt_PT
dc.description.abstractIn recent years, issues related to maritime activities have been gaining prominence in discussions about the global maritime economy. Economic activities based on and derived from the sea are crucial for the global economy and serve as an economic pillar for many countries. The Blue Economy (BE) has garnered significant interest, proposing structural changes in the economy through the conservation and sustainability of oceans and marine ecosystems, offering sustainable development for the planet. These approaches are grounded in the sustainable use of oceans and their resources, aiming for economic growth, food security, job creation, and the preservation of the marine environment. All of this makes the BE an extremely important topic, given that oceans, as in-dicated, are essential for the global economy, particularly for the supply of food, energy, and the transportation of goods, commodities, and raw materials between countries, with maritime transport being the most widely used for this purpose worldwide. Logistics and reverse logistics (RL) contribute to the BE in the sense that they become supportive activities enabling the restoration and circularity of materials, promoting ocean sus-tainability. The study of the BE and its relationship with logistics becomes important to achieve ocean sustainability and not harm this crucial resource in the global economy. In this context, this dissertation presents a bibliometric analysis that will examine existing literature linking the BE with logistics to understand what is being produced in the academic world on the subject and its relevance. It formulates a case study addressing the Portuguese company Docapesca-Portos e Lotas, S.A., analyzing knowledge about the BE, RL, the imple-mentation of BE measures in its fishing ports, and how logistics operations can enhance actions aligned with the BE.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectLogísticapt_PT
dc.subjectLogística Inversapt_PT
dc.subjectEconomia Azulpt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectLogisticspt_PT
dc.subjectReverse Logisticspt_PT
dc.subjectBlue Economypt_PT
dc.subjectSustainabilitypt_PT
dc.titleLogística e “Economia Azul”pt_PT
dc.title.alternativeuma análise dos Portos em Portugalpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Logísticapt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
dc.identifier.tid203560531pt_PT
Appears in Collections:ESCE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Melissa_Rodrigues_11996_ML.pdf3.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.