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http://hdl.handle.net/20.500.11960/3994
Title: | Do espírito empreendedor ao conhecimento matemático: uma experiência com alunos do 4.º ano de escolaridade |
Authors: | Fernandes, Maria de Fátima Pereira de Sousa Lima Vale, Liliana Vitória Pereira do |
Keywords: | 1.º CEB Educação empreendedora Matemática Projeto de empreendedorismo Pensamento crítico Primary school Entrepreneurial education Mathematics Entrepreneurship project Critical thinking |
Issue Date: | 3-Apr-2024 |
Abstract: | O presente relatório realizou-se no âmbito da Unidade Curricular da Prática de
Ensino Supervisionada integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-
Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo apresentado desenvolveu-se
com uma turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O relatório
está organizado em três partes: na primeira faz-se o enquadramento da Prática de
Ensino Supervisionada (PES); na segunda parte apresenta-se o projeto de investigação e
o estudo desenvolvido; e na terceira parte reflete-se acerca do percurso académico
efetuado na PES.
O foco principal do presente estudo foi a Matemática e a Educação
Empreendedora, tendo-se procurado perceber de que forma é possível a aquisição de
conhecimentos matemáticos e o desenvolvimento de atitudes e competências através
da Educação Empreendedora. Para orientar o estudo, foram formuladas as seguintes
questões de investigação: (i) Que aprendizagens sobre empreendedorismo revelam os
alunos ao longo do projeto? (ii) Que conhecimentos matemáticos são mobilizados na
realização de atividades no âmbito da educação empreendedora? (iii) Que
disposições/atitudes evidenciam os alunos ao trabalhar matemática associada ao
empreendedorismo? (iv) Que evidências de pensamento crítico manifestam no
planeamento e desenvolvimento do projeto empreendedor?
Durante as sete sessões de investigação, a turma conheceu o conceito de
Empreendedorismo, e idealizou e desenvolveu um projeto, adequado aos seus
interesses e necessidades. A investigação foi de caráter qualitativo, com um design de
estudo de caso. A recolha de dados incluiu observação participante, registos
audiovisuais e fotográficos, e análise de documentos.
Conclui-se que os alunos adquiriram e mobilizaram conhecimentos matemáticos
diversos e desenvolveram competências relacionadas com a educação empreendedora.
Destacou-se a atitude positiva e a predisposição à participação e à colaboração
demonstrada pelos alunos durante as sessões, tendo-se sentido entusiasmo, interesse,
empenho, persistência e satisfação ao longo de todo o projeto. Registaram-se também
evidências de pensamento crítico e criativo em todas as sessões. This report was carried out within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice integrated into the study plan of the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. The study presented was developed with a class in the 4th year of schooling in the 1st Cycle of Basic Education. The report is organized into three parts: the first provides a framework for Supervised Teaching Practice; the second part presents the research project and the study developed; and the third part reflects on the academic journey undertaken during the Supervised Teaching Practice. The main focus of the present study was Mathematics and Entrepreneurial Education, seeking to understand how it is possible to acquire mathematical knowledge and develop attitudes and skills through Entrepreneurial Education. To guide the study, the following research questions were formulated: (i) What is the knowledge about entrepreneurship that students reveal throughout the project? (ii) What mathematical knowledge is mobilized when carrying out activities within the scope of entrepreneurial education? (iii) What dispositions/attitudes do students demonstrate when working on mathematics associated with entrepreneurship? (iv) What evidence of critical thinking do they manifest in the planning and development of the entrepreneurial project? During the seven research sessions, the class learned about the concept of Entrepreneurship, and designed and developed a project, suited to their interests and needs. The investigation was of qualitative nature, following a case study design. Data collection included participant observation, audiovisual and photographic records, and document analysis. It is concluded that the students acquired and mobilized diverse mathematical knowledge and developed skills related to entrepreneurial education. The positive attitude and predisposition to participation and collaboration demonstrated by the students during the sessions stood out, with enthusiasm, interest, commitment, persistence, and satisfaction throughout the project. There was also evidence of critical and creative thinking in all sessions. |
Description: | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3994 |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
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