Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3994
Title: Do espírito empreendedor ao conhecimento matemático: uma experiência com alunos do 4.º ano de escolaridade
Authors: Fernandes, Maria de Fátima Pereira de Sousa Lima
Vale, Liliana Vitória Pereira do
Keywords: 1.º CEB
Educação empreendedora
Matemática
Projeto de empreendedorismo
Pensamento crítico
Primary school
Entrepreneurial education
Mathematics
Entrepreneurship project
Critical thinking
Issue Date: 3-Apr-2024
Abstract: O presente relatório realizou-se no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo apresentado desenvolveu-se com uma turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O relatório está organizado em três partes: na primeira faz-se o enquadramento da Prática de Ensino Supervisionada (PES); na segunda parte apresenta-se o projeto de investigação e o estudo desenvolvido; e na terceira parte reflete-se acerca do percurso académico efetuado na PES. O foco principal do presente estudo foi a Matemática e a Educação Empreendedora, tendo-se procurado perceber de que forma é possível a aquisição de conhecimentos matemáticos e o desenvolvimento de atitudes e competências através da Educação Empreendedora. Para orientar o estudo, foram formuladas as seguintes questões de investigação: (i) Que aprendizagens sobre empreendedorismo revelam os alunos ao longo do projeto? (ii) Que conhecimentos matemáticos são mobilizados na realização de atividades no âmbito da educação empreendedora? (iii) Que disposições/atitudes evidenciam os alunos ao trabalhar matemática associada ao empreendedorismo? (iv) Que evidências de pensamento crítico manifestam no planeamento e desenvolvimento do projeto empreendedor? Durante as sete sessões de investigação, a turma conheceu o conceito de Empreendedorismo, e idealizou e desenvolveu um projeto, adequado aos seus interesses e necessidades. A investigação foi de caráter qualitativo, com um design de estudo de caso. A recolha de dados incluiu observação participante, registos audiovisuais e fotográficos, e análise de documentos. Conclui-se que os alunos adquiriram e mobilizaram conhecimentos matemáticos diversos e desenvolveram competências relacionadas com a educação empreendedora. Destacou-se a atitude positiva e a predisposição à participação e à colaboração demonstrada pelos alunos durante as sessões, tendo-se sentido entusiasmo, interesse, empenho, persistência e satisfação ao longo de todo o projeto. Registaram-se também evidências de pensamento crítico e criativo em todas as sessões.
This report was carried out within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice integrated into the study plan of the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. The study presented was developed with a class in the 4th year of schooling in the 1st Cycle of Basic Education. The report is organized into three parts: the first provides a framework for Supervised Teaching Practice; the second part presents the research project and the study developed; and the third part reflects on the academic journey undertaken during the Supervised Teaching Practice. The main focus of the present study was Mathematics and Entrepreneurial Education, seeking to understand how it is possible to acquire mathematical knowledge and develop attitudes and skills through Entrepreneurial Education. To guide the study, the following research questions were formulated: (i) What is the knowledge about entrepreneurship that students reveal throughout the project? (ii) What mathematical knowledge is mobilized when carrying out activities within the scope of entrepreneurial education? (iii) What dispositions/attitudes do students demonstrate when working on mathematics associated with entrepreneurship? (iv) What evidence of critical thinking do they manifest in the planning and development of the entrepreneurial project? During the seven research sessions, the class learned about the concept of Entrepreneurship, and designed and developed a project, suited to their interests and needs. The investigation was of qualitative nature, following a case study design. Data collection included participant observation, audiovisual and photographic records, and document analysis. It is concluded that the students acquired and mobilized diverse mathematical knowledge and developed skills related to entrepreneurial education. The positive attitude and predisposition to participation and collaboration demonstrated by the students during the sessions stood out, with enthusiasm, interest, commitment, persistence, and satisfaction throughout the project. There was also evidence of critical and creative thinking in all sessions.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3994
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Liliana_Vale.pdf2.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.