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Title: A intervenção do design de comunicação na criação de identidades visuais : um estágio curricular na SignumDesign
Authors: Vieira, Patrícia
Rodrigues, Ândria de Jesus Gonçalves
Keywords: Design de comunicação
Identidade visual
Branding
Estágio curricular
Communication design
Visual identity
Internship
Issue Date: 21-Mar-2024
Abstract: O presente documento relata o estágio curricular decorrido durante um período de 16 semanas na agência SignumDesign, em Viana do Castelo. Este relatório tem como finalidade apresentar e fundamentar o projeto desenvolvido durante o período de estágio, assim como expor um segundo projeto realizado após o término da formação em contexto empresarial. A realização do estágio curricular para obtenção do grau de Mestre em Design Integrado teve como intuito conhecer e aprofundar o conhecimento na área de criação de identidades visuais, assim como contactar com a realidade empresarial. Este permitiu fortalecer as competências adquiridas ao longo do percurso académico, possibilitando, além da experiência em contexto profissional, desempenhar funções de responsabilidade na área do Design de Comunicação. O documento encontra-se dividido em duas partes. A primeira corresponde ao enquadramento teórico, onde são apresentados conteúdos relacionados com o design de comunicação, desde um breve enquadramento histórico até à identificação dos elementos essenciais da comunicação visual; uma abordagem resumida ao conceito da marca e à sua história; a práticas relacionadas com o branding; e dois estudos de caso. Esta parte inclui assim os principais conceitos relacionados com a criação e desenvolvimento de uma marca visual. A segunda parte apresenta o projeto realizado no decorrer do estágio, assim como o projeto pós-estágio. Dado o caráter essencialmente prático do estágio, o presente estudo assenta numa metodologia de base qualitativa, intervencionista e não intervencionista. O método adotado permite reconhecer o processo criativo, desde a primeira abordagem até à resolução do problema, podendo ser adaptado ao longo do processo para se moldar às necessidades do briefing e respetivo cliente. Neste contexto, os trabalhos produzidos e apresentados neste relatório têm como objetivos auxiliar os clientes e contribuir para a divulgação das suas marcas, incluindo-se aqui o aumento da visibilidade e reconhecimento dessas; o incremento de interações nas redes sociais e websites e o consequente impacto nas suas atividades empresariais. Cada projeto desenvolvido atendeu às necessidades do cliente, resultando em identidades visuais consideradas eficazes e eficientes para as suas necessidades, construídas com conhecimento especializado adquirido em contexto profissional.
The current document describes the internship carried out over a period of 16 weeks at the SignumDesign agency in Viana do Castelo. The purpose of this report is to present and justify the project developed during the internship period, as well as to explain a second project carried out after the completion of the professional training. The completion of the curricular internship to obtain a Master's degree in Integrated Design aimed to explore and deepen knowledge in the field of visual identity creation, as well as to gain exposure to the business environment. It allowed for the enhancement of skills acquired during the academic journey, providing not only professional experience but also opportunities to take on responsibilities in the field of Communication Design. The document is divided into two parts. The first part corresponds to the theoretical framework, where content related to communication design is presented, starting with a brief historical overview and then identifying the essential elements of visual communication. It includes a concise exploration of the concept of branding, its history, and practices related to branding, along with two case studies. This part covers the key concepts related to creating and developing a visual brand. The second part presents the project carried out during the internship, as well as the post-internship project. Given the essentially practical nature of the internship, this study is based on a qualitative, interventionist, and non-interventionist methodology. The adopted method allows for the recognition of the creative process, from the initial approach to problem resolution. It can be adapted throughout the process to meet the needs of the briefing and the respective client. In this context, the work produced and presented in this report aims to assist clients and contribute to the promotion of their brands. This includes increasing their visibility and recognition, enhancing interactions on social media and websites, and the subsequent impact on their business activities. Each project developed met the client's needs, resulting in visual identities considered effective and efficient for their requirements, built with specialized knowledge acquired in a professional setting.
Description: Mestrado em Design Integrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/4002
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

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