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Title: Um caminho para a (Trans)Formação: intervindo na promoção da vinculação precoce
Authors: Torre, Maria Augusta Moreno Delgado
Gomes, Cristiana Maria Marinho
Keywords: Enfermagem obstétrica
Relações pais-filho
Promoção da saúde
Gravidez
Período pós-parto
Obstetric nursing
Parent-child relations
Health promotion
Pregnancy
Postpartum period
Issue Date: 26-Jan-2015
Abstract: Introdução: O Estágio de Natureza Profissional abarcou a assistência especializada à mulher e família durante o ciclo vital, quer em cuidados primários quer hospitalares, especialmente no período pré-natal e nascimento, com ênfase para a promoção da vinculação precoce. O processo de enfermagem e a teoria das transições de Meleis sustentaram a prática de cuidados empreendidos. Objetivos: Desenvolver competências para o exercício profissional especializado em enfermagem de saúde materna e obstetrícia; corresponder às necessidades pessoais e institucionais, validando-as através do diagnóstico de situação, de forma a contribuir para a mudança/inovação da prática de cuidados; promover a vinculação precoce pais-filhos, contribuindo para a promoção da transição para a parentalidade. Metodologia: Prestação de cuidados à mulher e família ancorada no modelo teórico da transição para a parentalidade na presença de patologia materno-fetal, durante o trabalho de parto e parto em contexto hospitalar e durante todo o ciclo vital no âmbito dos cuidados de saúde primários. Intervenção de promoção da vinculação precoce através da realização de entrevista de avaliação inicial a 12 parturientes e 5 pais na admissão ao bloco de partos e observação de comportamentos promotores da vinculação precoce no puerpério imediato, da qual emergiu, em conjunto com o diagnóstico de situação realizado, a necessidade de intervenção sustentada no período pré-natal, realizada individualmente e em grupo em cuidados de saúde primários. Resultados: Os objetivos de estágio referentes ao desenvolvimento de competências especializadas em saúde materna e obstetrícia foram atingidos, através das experiências proporcionadas nos diversos contextos assistenciais. As mulheres e pais em trabalho de parto apresentavam défices cognitivos relativamente às estratégias promotoras da vinculação precoce; após o nascimento, alguns destes demonstraram dificuldades na expressão de comportamentos promotores da interação pais-filho. No âmbito da intervenção em cuidados primários, todos os casais revelaram satisfação pela participação nas sessões em grupo relativas à promoção da vinculação precoce e comunicação intrauterina, atribuindo importância ao tema e tencionando utilizar o conhecimento adquirido. Conclusões: O cuidado especializado à mulher e família demanda um conjunto de competências técnico-científicas, cognitivas, relacionais e socioculturais que facultem a autonomia e a tomada de decisão nesta área, que desenvolvemos neste estágio. Consideramos que o enfermeiro especialista desempenha um papel determinante na promoção da vinculação precoce, sendo que esta intervenção deverá iniciar-se nas primeiras consultas pré-natais, por forma a contribuir para o bem-estar da tríade.
Introduction: The professional traineeship concealed the specialized assistance on women and families throughout their vital cycle, both in primary and hospital care, particularly during the prenatal and birth periods, with an emphasis towards early attachment. The nursing process and Meleis’ Theory of Transition supported the care practice provided. Objectives: To develop competences for the professional practice specialized in maternal health and obstetrics nursing; to correspond to personal and institutional needs, validating them through diagnosis of the situation, as a way to contribute to the adjustment /innovation in the care practice; to promote an early parents-child attachment, contributing towards the promotion of parenthood transition. Methodology: Giving healthcare to women and families based on the theoretical model of transition to parenthood in the presence of maternal-foetal pathologies, during labour and hospital labour and throughout the entire life cycle, under the primary healthcare. Intervention and promotion of early attachment through an initial assessment interview to 12 expecting women and 5 fathers at the time of admission to the delivery room, observation of early attachment-promoting behaviours immediately after birth, which gave origin, together with the diagnosis situation conducted to the need of a intervention supported in the prenatal period, carried out individually and in primary healthcare groups. Results: The objectives of the internship regarding the development of competences specialized in maternal healthcare and obstetrics have been achieved through the experiences provided across the different healthcare contexts. Women and fathers during labour have cognitive deficits regarding strategies promoting an early attachment; after birth, some showed some difficulties in expressing behaviours that promote parents-child interaction. Considering the intervention in primary healthcare, every couple stated to be satisfied with their participation in the group sessions regarding the promotion of early attachment and intrauterine communication, giving importance to the theme and having the intention of using the acquired knowledge. Conclusions: Healthcare focussed in women and families calls for a set of technical- scientific, cognitive, relational and sociocultural competences that enable autonomy and decision-making process in this area, which was developed during this traineeship. One considers that specialized nurses play a determinant role in the promotion of early attachment and that such intervention must begin in the firstly prenatal consults, as to contribute towards the wellbeing of the triad.
Description: Relatório de Estágio de natureza profissional no âmbito do mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia apresentado na Escola Superior de Saúde de Viana do Castelo do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Consórcio IPB, IPVC e UTAD)
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1262
Appears in Collections:ESS - Dissertações de mestrado

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