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http://hdl.handle.net/20.500.11960/1306
Título: | Contributos para um referencial de boas práticas no recrutamento profissional nas redes sociais online |
Autores: | Gomes, Rui Silva, Marlene Sofia Alves e |
Data: | 20-Fev-2015 |
Resumo: | O processo de recrutamento tem sofrido alterações, tornando-se mais
sofisticado, envolvendo toda a organização e toda a comunidade.
Através das redes sociais, surgiu uma nova fonte de recrutamento com
uma panóplia de facilitadores de desenvolvimento e funcionalidades. A
sua utilização tem crescido, permitindo melhorar a gestão e alargar os
candidatos alcançados, apresentando novas oportunidades de
colaboração, aprendizagem, comunicação e partilha. Assim, surge o
conceito de Recrutamento Social permitindo a procura de candidatos
de forma rápida, a baixo custo e “glocal”. O papel das redes sociais é
precisamente este: apresentar o perfil base de potenciais candidatos e
organizações, fornecendo o material primordial para a escolha.
Em Portugal, as informações e estudos são ainda incipientes e
embrionários, existindo pouca informação sobre a importância do
recrutamento social online. O presente estudo pretende compreender o
processo de recrutamento profissional e captação de talento nas redes
sociais online em Portugal. Importa também diagnosticar a utilização do
recrutamento social online pelos profissionais de recrutamento (na
realidade portuguesa) e identificar os requisitos facilitadores das
ferramentas de suporte, assim como as boas práticas associadas ao
processo. Para tal, procedeu-se a um estudo de caso em oito
empresas, através de métodos quantitativos e qualitativos.
A evolução das redes sociais online e da própria mentalidade e
conhecimentos das pessoas obriga a mudanças nos padrões e nas
técnicas de recrutamento, pelo que procuramos neste estudo
demonstrar quais as implicações, sucessos e vantagens da utilização
das redes sociais online no recrutamento especializado, dando um
contributo para um referencial de boas práticas no recrutamento
profissional nas redes sociais online. The recruitment process has change, becoming more sophisticated, involving the entire organization and also the entire community. Tthrough social networks, a new source of recruitment for organizations emerged with a range of facilitators of development and features. Their use has grown, allowing better management and achieved extend candidates, thus presenting new opportunities for collaboration, learning, communication and sharing. In this sense, the concept of Social Recruiting arises, allowing the search for candidates more quickly, cheaply and "glocal". The role of social networks is precisely this : to present the basic profile of potential candidates and organizations, providing the primary material for choice. In Portugal, the information and studies are still incipient and embryonic, there is little information about the importance of online social recruiting. This research aims to understand the process of professional recruiting and attracting talent in online social networks in Portugal. It is also important to diagnose the use of online social recruitment by recruitment professionals (in portuguese reality), and identify requirements and facilitators of the support tools, as well as the best practices associated with the process. To this end, we proceeded to a case study in eight organizations, through quantitative and qualitative methods. The evolution of online social networks and people’s minds and knowledge forces to changes in standards and techniques of recruiting. In this study we demonstrate the implications, successes and advantages of the use of online social networks in professional recruitment, giving a contribution to a benchmark of good practice in professional recruitment in online social networks. |
Descrição: | Mestrado em Tecnologia e Gestão de Sistemas de Informação na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1306 |
Aparece nas colecções: | ESTG - Dissertações de mestrado |
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