Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1387
Title: O mundo encantado do faz de conta
Authors: Almeida, Carlos Alberto dos Santos
Carvalhido, Cláudia Alexandra Nunes
Keywords: Jogo simbólico
Expressão dramática
Pré-escolar
Symbolic play
Drama
Preschool
Issue Date: 29-Jul-2013
Abstract: No âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar, insere-se este relatório final da Prática de Ensino Supervisionada II, que envolveu 20 crianças com idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos de idade, de um jardim-de-infância do concelho de Viana do Castelo. Este documento está organizado em três partes que apresentam a caracterização do contexto educativo, uma abordagem específica ao contributo do jogo dramático para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar e, ainda uma reflexão sobre a PES. No presente trabalho de investigação, estudou-se a importância que o educador tem no jogo dramático, as vantagens da utilização do jogo dramático para as crianças e, a relevância de se proporcionar a estas a descoberta de si mesmas e dos outros. Ao longo deste projeto e através de uma observação do comportamento lúdico das crianças, recolheram-se dados face à exploração do grupo na área da casinha, que evidenciaram este espaço como o eleito das crianças porém, onde pouco se denotava a diversificação de papéis e ações dinamizadas. Neste sentido, após a inserção do baú do faz de conta à referida área básica de atividade e, da realização de algumas tarefas, alcançou-se a evolução pretendida nas ações das crianças, bem como os objetivos traçados neste estudo pois através da abordagem realizada, as crianças demonstraram-se envolvidas nas tarefas, participando ativamente e envolvendo e mobilizando o seu seio familiar, tornando-se favoráveis ao verdadeiro sentido do pré-escolar. O estudo desenvolveu-se partindo de uma metodologia de natureza qualitativa onde se usufruiu de alguns instrumentos para a recolha de dados - registos de vídeo e áudio, entrevista e observação participante. Os resultados obtidos comprovam que a abordagem ao mundo encantado do faz de conta, a exploração das diferentes atividades realizadas em prol deste estudo, foram promotoras de aprendizagem das crianças. Considerando os resultados obtidos, este projeto teve um grande impacto nas crianças e nos seus familiares pois existiu o envolvimento parental desejado e, foram evidenciadas potencialidades da expressão dramática na educação pré-escolar.
Under the Master of Preschool Education, this final report is part of the Supervised Teaching Practice (STP) II, which involved 20 children aged between four and five years old, from a kinder garden of Viana do Castelo’s district. This document is organized into three parts that present the characterization of the educational context, a specific approach to the contribution of dramatic play for children's development in preschool and also a reflection on the STP. In this research, we studied the importance of the educator in the dramatic play, the advantages of the use of dramatic play for children and the importance of providing these discovering about themselves and others. Throughout this project, and through observation of play behavior of children, data was collected that compared the group operating in the “wendy house” area, which was identified as their favorite space, however little diversifications of roles and actions impetus were detected. In this sense, after the insertion of the “pretend chest” to that basic area of activity, and performing some tasks, the evolution intended in children actions as well as the objectives outlined in this study were achieved because through this approach, children showed up on-task, actively participating and engaging and mobilizing their family environment, making it favorable to the true meaning of the preschool. The study was carried out starting from a qualitative methodology where we enjoyed some instruments for collecting data - video and audio recording, audio interviews and participant observation. The results show that the approach to the enchanted world of make believe, the exploration of the different activities carried out in support of this study were promoting children's learning. Considering these results, this project had a great impact on children and their families because the desired parental involvement existed, and were shown the potential of drama in education preschool.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1387
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudia_Carvalhido.pdf4.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.