Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1395
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPeixoto, Ana Maria Coelho de Almeida-
dc.contributor.authorSilva, Maria Guiomar Gonçalves da Costa-
dc.date.accessioned2015-11-20T17:55:32Z-
dc.date.available2015-11-20T17:55:32Z-
dc.date.issued2011-11-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1395-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractEste trabalho de investigação centra‐se no processo de supervisão das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) pelo professor titular de turma, definido nos termos do despacho n.º 12591/2006. Tem, também, como objectivo verificar o contributo da supervisão reflexiva de professores na articulação curricular e na relação professor/alunos. No plano conceptual e teórico, procurámos enquadrar o estudo no campo da supervisão reflexiva de professores enfatizando o trabalho colaborativo, apresentámos uma breve panorâmica da evolução do programa de instituição e alargamento das AEC a todas as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e realizámos uma breve resenha da legislação que deu forma ao modelo de Escola a Tempo Inteiro. Utilizando uma metodologia de investigação de natureza qualitativa apoiada num estudo de caso, procurámos, numa primeira fase, conhecer e caracterizar a supervisão das AEC no 1.º CEB num Agrupamento de Escolas do Concelho de Viana do Castelo. Numa segunda fase, através da implementação de ciclos de supervisão, procurámos conhecer os contributos da supervisão das AEC para a sua articulação com o currículo escolar. As conclusões do estudo indiciam fragilidades na supervisão das AEC pelos PTT que podem estar associadas a algum desconhecimento sobre a complexidade do processo de supervisão. Por outro lado, as conclusões relativas à implementação do plano de supervisão das AEC indicam um claro contributo da actividade supervisiva para a articulação curricular bem como ganhos significativos na qualidade da relação professor/alunos. As conclusões deste estudo apontam para a legitimidade de preconizar uma mudança das práticas dos docentes das AEC pelo trabalho colaborativo entre os docentes e pela supervisão do PTT associada à necessária formação nesta especialidade.por
dc.description.abstractThis research focuses on the process of supervising Curricular Enrichment Activities by the class teacher, as is defined in terms of order N. º 12591/2006. It is also aimed to verify the contribution of teacher reflective supervision in curricular articulation and in teacher/student relations. At the conceptual and theoretical framework, we tried to focus the study on the field of teacher reflective supervision emphasizing collaborative work, we presented a brief overview of changes to the establishment program and the expansion of the Curricular Enrichment Activities to all schools from the 1st cycle basic education and conducted a brief review of the legislation that formed the model for Full‐Time School. Using a methodology of qualitative research supported by a case study, we attempted, initially, to understand and characterize the supervision of the Curricular Enrichment Activities at a School Grouping of the municipality of Viana do Castelo. In a second phase, through the implementation of supervision cycles, we tried to understand the contributions of supervising the Curricular Enrichment Activities in its articulation with the school curriculum. The study's findings indicate weaknesses in the supervision of the Curricular Enrichment Activities by the class teacher that can be associated to some lack of knowledge regarding the complexity of the supervision process. On the other hand, the findings concerning the implementation of the supervision plan of the Curricular Enrichment Activities indicate a clear contribution of the supervisory activity to the curricular articulation as well as significant gains to the quality of teacher/student relations. The findings of this study point the legitimacy of advocating a change in the practices of teachers of the Curricular Enrichment Activities to collaborative work between teachers and the supervision of the class teacher associated with the necessary training in this field.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectActividades de enriquecimento curricularpor
dc.subjectSupervisão reflexivapor
dc.subjectCiclo de supervisãopor
dc.subjectTrabalho colaborativopor
dc.subjectArticulação curricularpor
dc.subjectCurricular enrichment activitiespor
dc.subjectReflective supervisionpor
dc.subjectSupervision cyclepor
dc.subjectCollaborative workpor
dc.subjectCurricular articulationpor
dc.titleA supervisão reflexiva das AEC : contributos na articulação com o currículo escolarpor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Supervisão Pedagógicapor
thesis.degree.levelMestre em Supervisão Pedagógicapor
thesis.degree.disciplineEducaçãopor
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria_Silva.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.