Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1437
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Carlos Alberto dos Santos-
dc.contributor.authorBouça, Sandra Patrícia Ventura-
dc.date.accessioned2016-01-07T14:27:07Z-
dc.date.available2016-01-07T14:27:07Z-
dc.date.issued2011-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1437-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractEste estudo foi realizado, na sala 1 do jardim de infância da Meadela de Viana do Castelo, com crianças com idades compreendidas entre os 3/ 4 anos de idade. O investigador, para este estudo, utilizou o método de investigação-acção, e como metodologia o paradigma qualitativo. Recolheu informações, utilizando técnicas de recolha de dados, assumindo-se como um observador participante, que constitui um papel preponderante para o objecto de estudo desta investigação. Nesta investigação, procedeu-se a sete actividades com instrumentos musicais em novas situações, umas realizadas em grande grupo e outras em pequeno grupo pertinentes para compreender a reacção das crianças a nível de manuseamento, preferência, motivação pelo contacto com instrumentos musicais de percussão, bem como perceber quais as aprendizagens das crianças no campo musical. Esta investigação incidiu na problemática da escassez do contacto com instrumentos musicais de percussão no ensino Pré-escolar. O objectivo principal deste estudo consistiu em compreender quais as reacções, das crianças, ao contacto com os instrumentos musicais de percussão e quais os benefícios, subjacentes, para as aprendizagens no campo musical, permitindo assim, dar um contributo para a resolução e/ou minimização da problemática em estudo. Conclui-se, que a utilização dos instrumentos musicais de percussão como recurso nas actividades musicais, constitui um factor motivacional para as crianças, notando-se assim um desenvolvimento relativamente á aquisição de competências musicais e educativas.por
dc.description.abstractThis study was done in Meadela’s kindergarten first classroom, in Viana do Castelo, with children between 3 / 4 years old. The investigator for this study, we used the method of action research methodology and how the qualitative paradigm. She gathered information using data collection techniques and she assumed the role of participating observer that was essential for the object of study of this research. During the investigation, we had performed seven activities with musical instruments in new situations, some took place in large groups others in small groups, and they were relevant to understand the reaction of children in terms of handling, preference and motivation by the contact with musical percussion instruments, as well as to understand which were the children’s learning in musical context This research focused on the question of the shortage contact with musical percussion instruments in a kindergarten class. The main objective of this study was to understand what the reactions of children to contact with the musical instruments of percussion and the benefits, underlying, for learning in the music field, thus, to contribute to the resolution and / or minimize the problem under study. We conclude that the use of percussion musical instruments in musical activities as a resource, is a motivational factor for children, noting a development well on the acquisition of skills and musical education.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleExploração dos instrumentos musicais de percussão no pré-escolarpor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolarpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infânciapor
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sandra_Bouca.pdf2.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.