Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1457
Title: A importância das rotinas matinais no desenvolvimento da criança no jardim de infância
Authors: Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia
Rodrigues, Sara Daniela Soares
Keywords: Educação pré-escolar
Rotinas matinais
Desenvolvimento
Criança
Education
Kindergarden
Morning routines
Development
Child
Issue Date: 2-Nov-2011
Abstract: O presente relatório retrata um estudo que envolveu uma investigação no contexto da Educação Pré-Escolar, onde as rotinas matinais se apresentam como um elemento fundamental, promotor do desenvolvimento e aprendizagem infantil. Como tal, o objectivo central deste trabalho foi perceber de que forma as rotinas matinais desenvolviam este papel cimeiro na construção de uma aprendizagem mais enriquecedora. Nesta investigação, serviram como alvo de registo fotográfico as quatro salas do Jardim de Infância de Monserrate, a fim de se observar os diferentes materiais utilizados em cada uma das salas na fase das rotinas matinais, como também a forma como estes estão organizados. Foi feito também um questionamento directo ao grupo de crianças de uma das salas, com o objectivo de se dar a conhecer as preferências das mesmas face às diferentes tarefas que respeitam a esta parte matinal. Depois da análise e interpretação de dados realizada foi possível constatar que de facto as rotinas matinais contribuem de forma bastante positiva e transversal para o desenvolvimento da criança em várias áreas do saber.
This particular report describes a study which involves an investigation on the kindergarten education context, where the morning routines present to be a great element of childish development and apprenticeship. Like so, the main reason of this report is to show how morning routines can be a potential engine on the child’s growth. On this investigation, the photographic focus point where the four classrooms of Jardim de Infância de Monserrate, in order to analyze the different materials used on each classroom during morning routines, also how they are organized. There was also a questioning directly to the children of one of the classrooms, with the aim to intimidate them to show their preferences concerning all the morning tasks. After the analyses and interpretation of the data we are able to find that morning routines in fact contribute positively for the development of children in several areas of knowledge.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1457
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sara_Rodrigues.pdf1.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.