Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1473
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTelhada, José-
dc.contributor.advisorBarreto, Luís Manuel Cerqueira Barreto-
dc.contributor.authorNoversa, Cristina Maria Lourenço Ferreira-
dc.date.accessioned2016-01-25T16:03:13Z-
dc.date.available2016-01-25T16:03:13Z-
dc.date.issued2012-11-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1473-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Logística, apresentada na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractActualmente, a informação é fundamental para qualquer organização e o seu sucesso depende da forma como se procede à gestão da mesma. O processo de gestão da informação do Sistema Educativo, em geral, e de uma instituição de ensino, em particular, é um processo burocrático e complexo, onde se verifica a fragmentação da informação. De forma a contrariar essa realidade, deve-se fomentar a simplificação de processos, adoptando uma cultura de melhoria contínua. Por outro lado, sugere-se uma infra-estrutura adequada que permita a integração não só dos dados, mas que potencie a sua transformação em conhecimento. A simplificação e respectiva informatização dos dados permitirão eliminar a burocracia associada à gestão dos processos, agilizando os mesmos e traduzindo-se em criação de valor no sector da educação. Salienta-se, contudo, a importância de garantir que a solução proposta é baseada nas necessidades e características de cada uma das instituições de ensino, e do Sistema Educativo, em geral. Ressalva-se ainda a necessidade do envolvimento de todos os intervenientes e a valorização das percepções de cada um, pois estes são factores de influência no sucesso da implementação do processo de mudança.por
dc.description.abstractNowadays data is crucial for any organization and its success depends on how it´s managed. The management´s information process of the education system in general, and of an educational institution, in particular, is a complex and bureaucratic process, where occurs information´s fragmentation. In order to counter this reality, people should be encouraged to simplify procedures by adopting a culture of continuous improvement. On the other hand, it is suggested an appropriate infrastructure that enables not only data integration, but potentiates its transformation into knowledge. The data simplification and computerization will remove the bureaucracy associated with the management of processes, streamlining and translating them into the creation of value in education sector. It should be noted, however, the importance of ensuring that the proposed solution is based on the needs and characteristics of each educational institutions, and the education system, in general. There is also the need of the involvement of all participants, as well as the recognition of their perceptions, because these are influential factors in the successful implementation of the change process.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCriação de valor na educaçãopor
dc.subjectFilosofia leanpor
dc.subjectReengenharia de processospor
dc.subjectSistema integrado de informaçãopor
dc.subjectValue creation in educationpor
dc.subjectLean philosophypor
dc.subjectReengineering processpor
dc.subjectIntegrated information systempor
dc.titleEspecificação de um modelo de desburocratização no ensinopor
dc.title.alternativeestudo de casopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Logísticapor
thesis.degree.levelMestradopor
dc.identifier.tid201600595-
Appears in Collections:ESCE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Noversa_Cristina_619_ML_2012.pdf2.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.