Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1489
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSoares, Liliana-
dc.contributor.advisorAparo, Ermanno-
dc.contributor.authorOliveira, Tiago Manuel Sá-
dc.date.accessioned2016-02-02T18:02:02Z-
dc.date.available2016-02-02T18:02:02Z-
dc.date.issued2016-01-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1489-
dc.descriptionMestrado em Design Integrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractEsta investigação surge com o intuito de desenvolver uma nova perspetiva para o sector industrial, nomeadamente, relacionando as caldeiras de aquecimento de água com novos valores de comunicação e de identidade, através do design. Como o setor industrial vai respondendo às necessidades utilitárias, o mercado das caldeiras necessita, igualmente, de desenvolver respostas orientadas quer para problemáticas específicas, quer para a mudança que qualifica a realidade atual. Por um lado, trata-se de apontar soluções que satisfaçam uma sociedade cada vez mais propensa para procurar alternativas de energia ao nível económico e a longo prazo. Por outro lado, trata-se de escolher um caminho que indaga acerca do que é um produto transmissor de energia em vez de afirmar que ele é uma caldeira. Suportando-se na cultura do design e na competência da semiótica, a integração destes sistemas de produtos no espaço arquitetónico permitem que se reflita acerca dos paradigmas das funções tecnológicas a serem utilizados, da própria noção de espaço ou dos novos hábitos sociais. Em termos de aplicação, apresenta-se um projeto piloto desenvolvido com a empresa Ventil, no âmbito de uma bolsa de investigação, na qual se espera um resultado que ofereça uma diferenciação no mercado das caldeiras e maior competitividade externa, apresentando-se como uma solução inovadora. Finalmente, com esta investigação espera-se que o sistema de produto a desenvolver comunique através da sua superfície, experiências de significados para quem o utilizar, garantindo ao indivíduo o seu direito a estar no mundo. Este estudo destaca o valor da união entre o design e a indústria como um mecanismo de aprendizagem compartilhada. Ambos os lados podem trocar conhecimento, melhorar as suas capacidades profissionais, propondo significados diferentes e espontâneos e criando novas oportunidades de mercado.por
dc.description.abstractThis research appears in order to develop a new perspective to the industrial sector in particular relating the water heating boilers with new communication and identity values through design. As the industry has responded to the utilitarian needs, the market for boilers need also to develop targeted responses to specific problems or whether to change that qualifies the current reality. On the one hand, it is to point solutions that satisfy an increasingly prone society to seek alternative energy in economic and long-term. On the other hand, it is to choose a path that asks about what is a power transmitter product instead of stating that it is a boiler. Is supporting in the design culture and competence of semiotics, the integration of these product systems in architectural space allow us to reflect about the paradigms of technological functions to be used, the very notion of space or new social habits. In terms of application, presents a pilot project developed with the Ventil company, under a research grant, which is expected to result that offers a differentiation in the market for boilers and greater external competitiveness, presenting itself as a solution innovative. Finally, this research is expected that the product to develop communication system through its surface, meaning experiments for whom the use, guaranteeing the individual its right to be in the world. This study highlights the value of marriage between design and the industry as a shared learning mechanism. Both sides can exchange knowledge, improve their professional skills, proposing different and spontaneous meanings and creating new market opportunities.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSistema de produto vs superfíciepor
dc.subjectConforto vs interaçãopor
dc.subjectEnergia vs comunicaçãopor
dc.subjectAcademia vs indústriapor
dc.subjectProduct system vs surfacepor
dc.subjectComfort vs interactionpor
dc.subjectEnergy vs communicationpor
dc.subjectAcademy vs industrypor
dc.titleDesign para superfícies sensíveis : desenvolvimento de superfícies para uma caldeira industrialpor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Design Integradopor
thesis.degree.levelMestrepor
dc.identifier.tid201125439-
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tiago_Oliveira.pdf8.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.