Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1504
Title: A atividade lúdico-motora e o comportamento das crianças no ensino pré-escolar
Authors: Lima, Ricardo Jorge Franco
Dantas, Flávia Isabel Brito
Keywords: Recreio escolar
Pré-escolar
Comportamento lúdico-motor
Crianças
School recess
Preschool
Recreational and motor behavior
Children
Issue Date: 18-Feb-2016
Abstract: No âmbito da Prática de Ensino Supervisonada II (PES), cuja unidade curricular corresponde ao Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, sendo a instituição que abrange a mesma a Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, desenvolveu-se um estudo, cujo objetivo primordial consistia em perceber se o enriquecimento lúdico motor da criança se modificava perante a intervenção num espaço do recreio escolar do Jardim de Infância pertencendo este ao Agrupamento de escolas de Monserrate. No sentido de dar resposta ao item anteriormente descrito, mais concretamente ao problema identificado, realizou-se uma intervenção neste espaço onde estavam incluídas diferentes tarefas como: observação estruturada do comportamento motor antes e depois da intervenção no espaço do recreio, uma entrevista devidamente estruturada sobre as preferências lúdicas de cada criança no espaço do recreio e por fim um registo gráfico das crianças no que concerne ao espaço do recreio antes e depois desta intervenção. Mediante o objetivo principal deste projeto de intervenção, optou-se assim por um estudo de intervenção de natureza mista, favorecendo o método quantitativo, envolvendo ativamente 19 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos, sendo que duas crianças do género masculino são identificadas com NEE (Necessidades Educativas Especiais). Da análise e interpretação dos resultados, conclui-se que o envolvimento das crianças, bem como a sua participação, na construção deste novo espaço permitiu às mesmas o desenvolvimento de determinadas competências do jogo, como o jogo social, o jogo simbólico e o jogo de atividade física.
In the scope of supervised teaching practice, whose course corresponds to the Master's Degree in Education PreSchool, with the institution covering the same, the “Escola Superior de Educação de Viana do Castelo”, it was developed a study whose main goal was to understand if the playful enrichment of child motor was changing before the intervention in school playground space kindergarten, belonging to this Monserrate schools grouping. In order to respond to the item described above, specifically the problem identified, there was an intervention in this space where different tasks were included: as structured observation of motor behavior before and after the intervention in the playground space, a properly structured interview about the recreational preferences of each child in the playground space and finally a graphic record of the children regarding the playground space before and after this intervention. Through the main objective of this intervention project, it was decided that way for a study of a mixed nature, favoring the quantitative method, actively involving 19 children aged between 4 and 6 years old, with two children of the male gender are identified with SEN (Special Educational Needs). Analysis and interpretation of results, it is concluded that the involvement of children and their participation in the construction of this new space allowed to them to develop certain skills of the game, as the social game, symbolism game and finally the game physical activity.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1504
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Flavia_Dantas.pdf4.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.