Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1515
Title: Despertar para a arte infantil no jardim de infância
Authors: Correia, Anabela da Silva Moura
Almeida, Carlos Alberto dos Santos
Matos, Lúcia Manuela Sousa
Keywords: Expressão plástica
Educação pré-escolar
Investigação-ação
Estratégias
Narrativas
Plastic expression
Pre-school education
Action-research
Strategies
Narratives
Issue Date: 13-Jun-2012
Abstract: “Despertar para a Arte Infantil no Jardim de Infância” é uma investigação-ação que se situa no contexto da Expressão Plástica (EP) no Jardim de Infância e pretendem testar estratégias e conteúdos artísticos, de forma a compreender o valor atribuído a esta dimensão curricular. A recolha de dados ocorreu numa sala com vinte e uma crianças com idades compreendidas entre os quatro e cinco anos num Jardim de Infância que está integrado numa Instituição Particular de Solidariedade Social em Viana do Castelo. Os resultados da análise da literatura permitiram concluir que a Arte tem uma contribuição fundamental na educação global das crianças, especialmente no que se refere ao seu desempenho académico, bem-estar e atitudes em relação à escola. Conclui-se também que estando a Expressão Plástica presente nas Orientações Curriculares (1997) e que apesar de contar com o apoio dos organismos governamentais diretamente para a promoção de educação artística, no entanto os(as) educadores(as) evidenciam falta de confiança e de validade na promoção de competências, atitudes e capacidades neste setor, não entendendo que aprender a desenhar signos visuais é um processo muito semelhante ao da aprendizagem de signos verbais. Decorrente da análise e interpretação de dados verifica-se que a dinamização de estratégias e conteúdos de EP, apoiada por uma atmosfera de envolvimento nessa área, facilitou e aumentou o gosto e motivação das crianças e das educadoras para o conhecimento e compreensão da função da Arte na educação infantil. Ficou claro ser urgente e necessário uma formação contínua dos atores educativos pois inovação e mudança nas práticas de Expressão Plástica dependem do sistemático desenvolvimento de processos de reflexão e avaliação das ações, e de estratégias observacionais e partilha crítica de informação e que estudos como este oferecem uma oportunidade de se iniciar uma reforma sustentável em EP.
“Awakening to the Children's Art in Kindergarten" is a action-research which is situated in the Plastic Expression (PE) context in Kindergarten and want to test strategies and artistic content in order to understand the value assigned to this curricular dimension. Data collection occurred in a room with twenty-one children aged between four and five years in a kindergarten that is part of a Private Institution of Social Solidarity in Viana do Castelo, the literature results review indicated that the Art has a fundamental contribution to the overall children education, especially with regard to their academic performance, well-being, attitudes toward school. It also follows that being the Plastic Expression (PE) present in the Curricular Guidelines (1997) and have the government support directly to the arts education promotion, however the educators show lack of confidence and validity in the promotion of skills, attitudes and abilities in this sector, not realizing that learning to draw visual signs is a process very similar to the learning of verbal signs. Resulting from the data analysis and interpretation it appears that the PE strategy and content dynamics backed by an involvement atmosphere in this area, facilitated and improved the children and teachers taste and motivation for the function of art knowledge and understanding in childhood education. It was clear the urgent need and a continuous training of educational actors because innovation and change in the Plastic Expression practice depend on the systematic development of reflection processes and actions evaluation and observational strategies and sharing critical information and studies like this provide an opportunity to start a sustainable reform in PE.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1515
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucia_Matos.pdf5.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.