Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1527
Title: A educação vocal na educação pré-escolar
Authors: Almeida, Carlos Alberto dos Santos
Ribeiro, Ivone da Conçeição Taias
Issue Date: 25-May-2011
Abstract: A presente investigação trata da Expressão Musical/Vocal na Educação Pré-Escolar. Pretende-se dar um contributo para a valorização da Educação Vocal no meio escolar, destacando-se a importância da voz como meio privilegiado de comunicação. Ao nível do desenvolvimento integral da criança, uma questão pertinente é sem dúvida o papel da Educação Vocal na Educação Pré-Escolar. Perante a constatação das dificuldades dos alunos do quinto ano de escolaridade, no âmbito do conhecimento e da utilização adequada da voz, implementou-se e desenvolveu-se este estudo de forma a contribuir para minimizar o problema diagnosticado. É apresentada uma revisão da literatura nacional e internacional e feita uma análise das práticas pedagógicas existentes, procurando-se detectar os factores que favorecem a implementação da expressão musical, especificamente na área da voz e do canto. Em termos metodológicos, o estudo assenta no paradigma qualitativo sob forma de um Estudo de Caso focalizado nas práticas diárias. Os instrumentos de recolha de dados usados foram: notas de campo, entrevistas semi-estruturadas e observações de aulas. Os resultados deste estudo revelam a existência de uma correlação entre a formação, ao nível artístico, dos educadores de infância e a sua acção pedagógica nesta área. As conclusões apontam para a necessidade de proporcionar às crianças, o mais cedo possível, vivências e experiências sólidas e diversificadas no âmbito da Expressão Musical e da Educação Vocal de forma a desenvolverem-se neste sentido.
This investigation deals with Vocal and Music Expression in Preschool education. It is intended to contribute to the enhancement of vocal education at school, highlighting the importance of voice as a preferred means of communication. At this level of the child`s development, a pertinent question is, without doubt, the role of educating in Preschool Vocal Education. After noting the difficulties of students in 5 th grade, within the knowledge and proper use of Voice, this study was developed and implemented to help minimise the diagnosed problem. A review of national and international literature and an analysis of existing pedagogical practices, seeking to identify the factors that promote the implementation of musical expression, specifically in the area voice and singing. In terms of methodology, the study relies on qualitative paradigm in the form of a case study focused on daily practice. The data collection instruments were field notes, semi-structured interviews and classroom observations. The results of this study reveal the existence of a correlation between training, the artistic level of kindergarten teachers and their pedagogical activity in this area. The conclusions point towards the need of giving children diversified and solid experiences as early as possible in the expression of Music and Vocal Education in order to develop their skills more.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1527
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ivone_Ribeiro.pdf765.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.