Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1545
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dc.contributor.advisorSaraiva, Linda Maria Balinha-
dc.contributor.authorCarvalhido, Marisa Lima-
dc.date.accessioned2016-04-27T11:56:13Z-
dc.date.available2016-04-27T11:56:13Z-
dc.date.issued2015-01-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1545-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractO presente relatório encontra-se enquadrado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), pertencente ao Mestrado em Educação Pré- Escolar. Esta prática foi desenvolvida num jardim-de-infância do agrupamento de escolas do Atlântico, no distrito de Viana do Castelo e envolveu um grupo de 14 crianças com idades compreendidas entre os 3 e 4 anos. O trabalho de investigação foi desenvolvido no âmbito do domínio da Expressão Motora, focando-se numa perspetiva de educação pelo movimento, através de propostas de movimento lúdico-expressivo-criativo, caracterizadoras da prática da dança na educação. Tendo-se verificado a ausência da prática de experiências ao nível do movimento expressivo, nomeadamente ao nível da dança, decidiu-se implementar uma proposta metodológica de dança, com vista não só a facultar uma aprendizagem e desenvolvimento integral e multidisciplinar através da mesma, mas também de forma a perceber as potencialidades da prática de uma educação pelo movimento, no contexto da Educação Pré-Escolar. Para tal, foram traçadas quatro questões de investigação que orientaram e influenciaram todo o trabalho desenvolvido, servindo assim como um guião para este estudo de investigação: (I) Que contributos apresenta a proposta metodológica na pré-disposição do grupo face a atividades de dança, ao nível das metodologias e estratégias aplicadas? (II) Que propostas de movimento/ tipo de atividades parecem obter efeitos mais positivos na abordagem à dança na Educação Pré-Escolar? (III) Que evolução desenvolvimental as crianças apresentaram face à proposta metodológica, no que refere aos seguintes domínios: corpo e expressão; espaço, tempo e ritmo; formação pessoal e social/motivação? (IV) Que estratégias metodológicas contribuíram para a melhoria das dificuldades apresentadas pelas crianças ao longo do seu contacto com a proposta metodológica de dança? Neste estudo recorreu-se a uma metodologia qualitativa de caráter descritivo e interpretativo, sendo que para a recolha e análise de dados foram utilizados instrumentos como a observação participante, estruturada e não estruturada e ainda registos fotográficos e de vídeo. Os resultados deste estudo revelam que a proposta metodológica implementada contribuiu fortemente para uma progressiva evolução e conhecimento do corpo como veículo à comunicação e expressão. As crianças demonstraram-se motivadas de dia para dia e revelaram uma preferência por propostas de dança baseadas na improvisação de movimentos com base em diferentes estímulos imaginados.por
dc.description.abstractThis report is framed within the curricular unit of Supervised Teaching Practice II (STP II) belonging to the Masters degree in Preschool Education. This practice was developed in a group of schools from the Atlantic, in the district of Viana do Castelo and involved 14 children aged 3 and 4 years. The research was developed within them motor domain, focusing on a perspective of education by movement, through proposals of expressive and creative movement, characterizing the practice of dance in education. Taking account the absence of practical experience at the level of expressive movement, particularly in terms of dance, we decided to implement a methodological proposal of dance, in order not only to provide a learning and integral development but also to understand the practical potential of an education through the movement in the Pre-School Education. (I) Which contributions present the methodological proposal in pre-disposal of the group face to dance activities, at the level of methodologies and strategies applied? (II) Which movement proposals / type of activities seem to have more positive effects on approach to dance in Preschool Education? (III) Which developmental progress the children showed given the methodological proposal, as regards the following areas: body and expression; space, time and rhythm; personal and social education / motivation? (IV) What are the methodological strategies that contributed to the improvement of the difficulties presented by children throughout their contact with the methodological proposal of dance? In this qualitative study with a descriptive and interpretative character, we used the participant, structured and unstructured observation and still photographic and video records to collect data. The results showed that the methodological proposal contributed to a progressive evolution and knowledge of the body as a vehicle for communication and expression. The children have shown motivation from day to day and demonstrated a preference for dance proposals based on improvisation movements based on different imagined stimuli.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectMovimentopor
dc.subjectDança educativapor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectExpressão motorapor
dc.subjectBodypor
dc.subjectMovementpor
dc.subjectEducational dancepor
dc.subjectPre-school educationpor
dc.subjectMotor expressionpor
dc.titleA dança na educação pré-escolar: uma proposta metodológicapor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolarpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.disciplineEducação Pré-Escolarpor
dc.identifier.tid201508605-
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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