Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1553
Título: Satisfação no trabalho : um estudo de caso na administração do Porto de Viana do Castelo
Autores: Rodrigues, Paulo
Veiga, José Miguel
Brázio, Fernando Miguel da Silva Lourenço
Palavras-chave: Satisfação no trabalho
Setor portuário
Fatores psicossociais no trabalho
Job satisfaction
Port sector
Psychosocial factors at work
Satisfacción en el trabajo
Sector portuario
Factores psicosociales en el trabajo
Data: 14-Abr-2016
Resumo: O presente estudo de caso baseia-se na avaliação da satisfação do trabalho, sendo este um fenómeno largamente estudado e sem consensos em redor de teorias ou modelos teóricos, pretendendo evidenciar e aferir o grau de satisfação no trabalho dos colaboradores da Administração do Porto de Viana do Castelo. Os objetivos do trabalho procuram contribuir para uma maior e melhor compreensão da satisfação no trabalho, definindo-a e verificando-a através de um modelo fatorial que permita identificar subgrupos dentro de várias dimensões da estrutura organizacional e ainda os principais constrangimentos e potencialidades relativas à variável. Como metodologia adotada para a realização do estudo empírico efetua-se uma análise exploratória e descritiva, seguindo-se uma análise quantitativa, assente no Modelo Teórico de Satisfação no Trabalho S20/23 – Cuestionario de Satisfacción Laboral de Meliá e Peiró, desenhado para obter uma avaliação útil e de conteúdo das pessoas em diferentes contextos organizacionais. Da aplicação da técnica de análise fatorial (AF) resultaram cinco fatores que explicam 77,29% da variância total referentes às dimensões satisfação intrínseca, satisfação com a supervisão, satisfação com o ambiente físico, satisfação com as políticas da organização e satisfação com os benefícios. A partir dos dados recolhidos e de acordo com as dimensões referidas, pode constatar-se que os colaboradores apresentam o grau de indiferente ao nível da Satisfação Global. Quanto às dimensões satisfação intrínseca, supervisão e políticas da organização os colaboradores tendem à indiferença. Relativamente ao ambiente físico, demonstram satisfação e para com a dimensão benefícios, refletem insatisfação. No que respeita às hipóteses formuladas, é possível afirmar que os colaboradores tendem a demonstrar indiferença quanto à satisfação no trabalho, que as chefias tendem a demonstrar satisfação e as não chefias a pender para a indiferença. Em relação às diferentes áreas operacionais, os colaboradores pertencentes à Divisão de Operações e Segurança (DOS) tendem à indiferença, no Departamento de Obras e Recursos Dominiais e Sistemas de Informação (ORD+SIC) verificamos satisfação e na Divisão de Gestão e Serviços de Apoio (GES) é manifestada indiferença muito próxima da satisfação.
This study case is based on the assessment of job satisfaction, a largely studied phenomenon with no consensus concerning theories or theoretical models, and intends to evidence and assess the degree of job satisfaction shown by collaborators of Viana do Castelo Port Administration. The goals are intended to contribute to a greater and better understanding of job satisfaction, by defining and checking it through a factorial model which enables identifying subgroups within several dimensions of the organizational structure, and also the main constraints and potentialities related to the variable. As methodology used for the empirical study, an exploratory and descriptive analysis is made, followed by a quantitative analysis based on Theoretical Model of Job Satisfaction S20/23 - Meliá and Peiró’s Cuestionario de Satisfacción Laboral, designed to obtain a useful content assessment of people in different organizational contexts. The application of the factorial analysis technique resulted in five factors which explain 77.29% total variation referring to the dimensions of intrinsic satisfaction, satisfaction concerning supervision, satisfaction concerning physical environment, satisfaction towards the politics of the organization, and satisfaction concerning benefits. From the collected data, and according to the dimensions mentioned, one can see that collaborators show the degree “indifferent” at Global Satisfaction level. As to the dimensions of intrinsic satisfaction, supervision and politics of the organization, collaborators tend to indifference. Concerning physical environment, they show satisfaction, and they also reflect satisfaction towards the dimension of benefits. In what comes to the hypotheses it is possible to claim that collaborators tend to show indifference concerning job satisfaction, that managers show satisfaction, and non-managers lean toward indifference. Concerning the diverse operational areas, collaborators from Operations and Safety Division (DOS) tend to indifference; in the Department of Construction and Proprietary Resources and Information Systems (ORD + SIC) we confirmed satisfaction; and, in the Division of Management and Support Services (GES), a very close to satisfaction indifference is shown.
El presente estudio se basa en la evaluación de la satisfacción del trabajo, siendo éste un fenómeno largamente estudiado y sin consensos alrededor de teorias o modelos teóricos, pretendiendo poner en evidencia y aferir el grado de satisfacción en el trabajo de los empleados de la Administración del Puerto de Viana do Castelo. Los objetos del trabajo buscan contribuir a una mayor y mejor comprensión de la satisfacción en el trabajo definiendola y comprobandola por intermedio de un modelo factorial que permita identificar subgrupos dentro de las diversas dimensiones de la estructura organizativa y además las principales limitaciones y potencialidades relativas a la variable. Como metodologia adoptada para la realización del estudio empírico se efectua un análisis exploratorio y descriptivo, siguiendose un análisis cuantitativo basado en el Modelo Teórico de Satisfacción en el Trabajo S20/23 – Cuestionario de Satisfacción Laboral de Meliá y Peiró, diseñado para obtener una evaluación útil y de contenido de las personas en distintos contextos organizativos. De la aplicación de la técnica de análisis factorial han resultado cinco factores que explican 77,29% de la varianza total relativos a las dimensiones satisfacción intrínseca, satisfacción con la supervisión, satisfacción con el entorno físico, satisfacción con las políticas de la organización y satisfacción con los beneficios. A partir de los datos recogidos y de acuerdo con las dimensiones referidas se puede constatar que los empleados presentan el grado de indiferente al nivel de Satisfacción Global. En cuanto a las dimensiones satisfacción intrínseca, supervisión y políticas de la organización los empleados tienden a la indiferencia. Relativamente al entorno físico demuestran satisfacción y hacia la dimensión beneficios reflejan insatisfacción. Con respecto a las hipótesis formuladas es posible decir que los empleados tienden a demostrar indiferencia en cuanto a la satisfacción en el trabajo, que las jefaturas tienden a demostrar satisfacción y las no jefaturas hacia la indiferencia. Relativamente a las distintas áreas operativas los empleados pertenecientes a la División de Operaciones y Seguridad (DOS) tienden a la indiferencia, en el Departamento de Obras y Recursos Dominiales y Sistemas de Información (ORD+SIC) se verifica satisfacción y en la División de Gestión y Servicios de Apoyo (GES) se manifiesta indiferencia muy cercana a la satisfacción.
Descrição: Mestrado em Gestão das Organizações : Ramo de Gestão de Empresas (parceria com a APNOR) na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1553
Aparece nas colecções:ESTG - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Miguel_Brazio.pdf2.42 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.