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http://hdl.handle.net/20.500.11960/1570
Título: | Promoção da saúde em contexto educativo: estudo de avaliação numa escola do 1.º ciclo do ensino básico em Viana do Castelo |
Autores: | Silva, Raquel Beatriz Leitão de Sá Loureiro Ferreira da Gonçalves, Nilda Sofia Mano |
Palavras-chave: | Promoção de saúde Educação para a saúde Atividade física Nutrição Educação Promoting health Health education Physical activity Nutrition Education |
Data: | 21-Out-2015 |
Resumo: | O presente trabalho foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino
Supervisionada II do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do
Ensino Básico. Este encontra-se dividido em três partes distintas, o enquadramento da
PES II, a investigação desenvolvida numa escola básica do 1.º Ciclo do concelho de Viana do Castelo e a reflexão pessoal sobre as experiências vivenciadas ao longo dos estágios curriculares nos contextos de Educação Pré-escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico.
A escolha do tema a investigar partiu do reconhecimento do potencial que as escolas
apresentam enquanto contextos promotores de saúde e de sucesso académico, por um lado, e da necessidade de compreensão das barreiras que parecem comprometer a eficácia de abordagem das Escolas Promotoras de Saúde, por outro lado.
Pelo exposto, o estudo realizado centrou-se em dois objetivos, o primeiro, caracterizar a
escola enquanto contexto educativo promotor de saúde e o segundo, avaliar a concordância entre as práticas educativas observadas e as orientações definidas em distintos documentos oficiais respeitantes à promoção e educação para a saúde. Assim, para dar resposta à investigação delineada, utilizou-se uma metodologia de enfoque
qualitativo, apoiada no método descritivo, com recurso ao instrumento de recolha de
dados EPAO - Environment and Policy Assessment and Observation, composto por dois
questionários e por consequente a observação participante.
Os resultados obtidos no estudo permitem concluir que entre os aspetos positivos,
porque concordantes com os princípios de uma Escola Promotora de Saúde, destacam-se o ambiente escolar, capaz de apoiar os alunos, assegurando serviços e condições físicas e
implementar práticas promotoras de saúde, como a alimentação saudável e diversificada
e a prática do jogo ativo livre. No entanto, verifica-se a necessidade de melhoria de
aspetos relacionados com o consumo de água, prática e incentivo de atividade física
estruturada e falta de comunicação e informação sobre nutrição e atividade física. The present work was developed under the scope of the Supervised Teaching Practice II curricular unit. It is divided into three separate parts, PES II framework, the investigation developed in a primary school at Viana do Castelo, and the personal reflection on the experiences throughout curricular internships at Preschool and Primary Level. The selection of the research topic was based on the recognition of the potential role that schools have as contexts for health promotion and academic achievement, on the one hand, and the need to understand the barriers that seem to compromise the effectiveness of the approach of Health Promoting Schools, on the other hand. The undertaken study was centered on two objectives, the first to characterize school as a health promoter in education context and the second to evaluate the agreement between observed educational practices and the established guidelines in different official documents related to health promotion and education. So, in order to give answer to the proposed investigation, a qualitative descriptive methodology was used. Data collection was carried out through the application of the EPAO - Environment and Policy Assessment and Observation, which is an instrument composed by two questionnaires, and by consequent participant observation. The results in this study allowed to conclude that among the positive aspects, consistent with the principles of a Health Promoting School, stand out from the school environment, able to support students, ensuring services and physical conditions and implement practices that promote health, such as healthy and varied diet and the practice of free active play. However, there is a need for improvement of aspects related to the consumption of water, practice and encouragement of structured physical activity and lack of communication and information on nutrition and physical activity. |
Descrição: | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1570 |
Aparece nas colecções: | ESE - Dissertações de mestrado |
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