Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1593
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dc.contributor.advisorMarques, Ana Júlia Matos de Oliveira-
dc.contributor.authorSantos, Cátia Agra Gomes dos-
dc.date.accessioned2016-06-28T13:35:01Z-
dc.date.available2016-06-28T13:35:01Z-
dc.date.issued2013-02-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1593-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractEsta investigação, enquadrada na Prática de Ensino Supervisionada II, foi desenvolvida numa turma de sexto ano, na disciplina de Português, tendo como objetivo promover o gosto pela escrita através da redação de textos relacionados com a cidadania. O grupo em estudo demonstrou, inúmeras vezes, pouco interesse na realização de tarefas de escrita, independentemente da tipologia textual ou do tema abordado; por essa razão, procurou-se descobrir os interesses da turma e elaboraram-se tarefas com o propósito de propiciar momentos positivos de escrita. Neste sentido, ao longo de nove semanas, pesquisaram-se e selecionaram-se textos e criaram-se tarefas, de modo a promover a escrita posteriormente, durante três semanas, procedeu-se à sua dinamização. Considerando as preferências da turma, selecionaram-se, intencionalmente, textos não literários, a maioria, integrados na parte B das provas de aferição de Português do 6º ano, de anos anteriores. Esta decisão, além de permitir a elaboração de atividades de prática e desenvolvimento da escrita, em articulação com o Programa de Português do Ensino Básico (2009), ajudou na preparação para a prova que realizariam brevemente. De modo a balizar o estudo, definiram-se alguns objetivos, designadamente, i) valorizar a importância da escrita como meio de divulgação de problemas sociais; ii) aliar os interesses dos alunos pelos problemas sociais à produção escrita; iii) desenvolver o gosto da escrita como meio de comunicação com a sociedade: alertar, divulgar e sensibilizar. Neste estudo optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa, recorrendo-se a várias técnicas de recolha de dados: registo fotográfico, observação participativa, notas de campo, inquérito por questionário e outros documentos. De uma forma geral, e sem pretender generalizar os resultados, concluiu-se que os alunos, no decorrer do estudo, estavam efetivamente motivados para as atividades e para a realização das tarefas de escrita desenvolvidas na sala de aula. O empenho e o interesse da turma pelas tarefas de escrita foram notáveis e, por isso, esta investigação poderá servir de apoio a outras investigações relacionadas, para melhorar as capacidades de escrita dos alunos, através da motivação.por
dc.description.abstractThis research, defined in the Supervised Teaching Practice II, was developed in 6th grade class, in the Portuguese subject, aiming to promote the pleasure for writing through essays related to citizenship. The group studied never showed much concern to accomplish writing tasks, no matter the type of text or the theme proposed. Therefore for the class interests were looked for and were proposed tasks to propitiate positive moments of writing. In this respect texts were researched and selected and tasks were created to promote writing activities and, for three weeks, these activities had been developed. Allowing for the class’ preferences, were intentionally selected non-literary texts, some of them extracted from Portuguese 6th grade final exams. This decision made activities of practising and development of writing to happen and helped to prepare students to their final exam in June. This study had the following goals: i) to value the importance of writing as a mean of dissemination of social issues; ii) to unite the students’ interests about the social issues to the writing; iii) to develop the pleasure for writing as a mean of communication with the society: to alert, to spread, to sensitize. The methodology of this study is qualitative and resorted to many techniques of data collecting: photos, participative observation, field notes, inquiry by questionnaire and other documents. By and large, and without the intention of generalize the results, it is possible to conclude the students, during the study, were effectively motivated to the writing activities and tasks in the classroom. Their endeavor and interest towards the writing tasks were remarkable. That’s why this investigation can be a support to other related investigations, for the propose of improving the students’ writing skills, through motivation.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectProdução escritapor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectWritingpor
dc.subjectMotivationpor
dc.subjectCitizenshippor
dc.titleA escrita ao serviço da cidadaniapor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Professores do Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclo)por
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