Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1600
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorEscaleira, Joaquim José Peres-
dc.contributor.advisorAlves, António Bárbolo-
dc.contributor.authorFernandes, Alberto António Araújo-
dc.date.accessioned2016-07-12T15:08:09Z-
dc.date.available2016-07-12T15:08:09Z-
dc.date.issued2015-04-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1600-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão Artística e Cultural apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopor
dc.description.abstractO património cultural (material e imaterial) constitui-se atualmente como um veículo de promoção territorial de inegável valor. A sua preservação, promoção e rentabilização estão presentes na generalidade das estratégias de desenvolvimento regional. Esta importância, além do valor cultural que lhe está implícito, resulta também num valor económico derivado principalmente da rentabilização turística de que é alvo. O património cultural mirandês é composto por uma diversidade de bens incorporando caraterísticas como a singularidade, autenticidade e unicidade que o definem enquanto referente da identidade cultural mirandesa e que o diferenciam e valorizam enquanto produto cultural. A economia da cultura, fortemente impulsionada pelas indústrias culturais e criativas, é uma área disciplinar cada vez mais presente em artigos e estudos que justificam e conduzem a definição de políticas culturais. Não existindo nenhum estudo relacionando a economia da cultura e o património cultural mirandês, pretende-se com esta dissertação refletir sobre a sua valoração e impactos que este provoca na economia local. Neste trabalho recorre-se à descrição dos métodos de valoração, nomeadamente à técnica das preferências declaradas disponibilidade a pagar para a qual foram realizados questionários a residentes no município de Miranda do Douro) e à técnica das preferências reveladas (método do custo de viagem para a qual foram realizados questionários a visitantes de 6 bens integrantes do património cultural mirandês: o Museu da Terra de Miranda, a Concatedral de Miranda do Douro, o Cruzeiro Ambiental do Douro Internacional, a gastronomia local, o Festival L Burro i l Gueiteiro e o Festival Intercéltico de Sendim). Com esta investigação preliminar pretende-se abrir o caminho para um tema cada vez mais atual bem como para a necessidade de trabalhos mais exaustivos relativos a esta matéria.por
dc.description.abstractNowadays, the cultural heritage (tangible and intangible) is considered to be a vehicle for territorial promotion of undeniable value. Its preservation, promotion and monetization are generally present in the regional development strategies. This importance, besides the cultural value that is implicit, also results in economic value obtained mainly from targeted tourist monetization. The mirandese cultural heritage consists of a variety of goods that incorporate features such as singularity, uniqueness and authenticity which define it as a referent of mirandese cultural identity, distinguishing and valuing it as a cultural product. The economy of culture, strongly driven by cultural and creative industries, is a subject area increasingly present in articles and studies that justify and drive the definition of cultural policies. In the absence of studies involving the economy of culture and the mirandese cultural heritage, the purpose of this dissertation is to think over the value and impact of these causes in local economy. This paper focuses the methods of valuation description, including the stated preferences method (willingness to pay for which were carried out questionnaires to residents in the municipality of Miranda do Douro), and the revealed preferences method (travel cost method to which were carried out questionnaires to visitors from six goods of miradese cultural heritage: the Museum of Terra de Miranda, the Concatedral de Miranda do Douro, the Cruzeiro Ambiental do Douro Internacional, the local gastronomy, the Festival L Burro i l Gueiteiro and the Festival Intercéltico de Sendim). This preliminary investigation is intended to pave the way for an increasingly present topic as well as to invoke the need for more comprehensive work on the subject.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPatrimónio cultural mirandêspor
dc.subjectEconomia da culturapor
dc.subjectDisponibilidade a pagarpor
dc.subjectMétodo do custo de viagempor
dc.subjectIdentidade culturalpor
dc.subjectPolítica culturalpor
dc.subjectMirandese cultural heritagepor
dc.subjectEconomy of culturepor
dc.subjectWillingness to paypor
dc.subjectTravel cost methodpor
dc.subjectCultural identitypor
dc.subjectCultural policypor
dc.titlePatrimónio cultural mirandês : um contributo para uma abordagem político-económicapor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Artística e Culturalpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.disciplineArtes e Humanidadespor
dc.identifier.tid201668130-
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alberto_Fernandes.pdf2.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.