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http://hdl.handle.net/20.500.11960/1634
Title: | Olhares de pais e vivências de filhos : uma abordagem da educação sexual em contexto pré-escolar |
Authors: | Santos, Maria Luísa Ramos Parente, Carina Maria Sobral Cunha, Maria do Carmo Cavalheiro da |
Keywords: | Sexualidade Afetos Educação sexual Pré-escolar Pais Sexuality Affections Sexual education Preschool Parents |
Issue Date: | 23-Dec-2015 |
Abstract: | A educação para os afetos e para a sexualidade inicia-se no contexto familiar, sendo a escola um espaço privilegiado para a promoção de uma sexualidade saudável.
Este estudo tem como objetivos analisar a implementação da educação sexual em contexto pré-escolar em parceria com as famílias. Simultaneamente procurou-se compreender as perceções dos pais acerca da educação sexual, quanto ao seu papel, à sua comunicação com os filhos e à importância de uma abordagem saudável da sexualidade no pré-escolar. Foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa, no âmbito da investigação-ação. Ao nível das crianças, o projeto de educação sexual Manta dos afetos foi aplicado a uma amostra constituída por uma turma de 18 crianças com quatro e cinco anos e contou com a participação das famílias. A metodologia de ação foi sustentada na pedagogia em participação e para o tratamento dos dados recorreu-se à análise documental das produções das crianças e dados da observação. Reconheceu-se a relevância do projeto, que concorreu para uma ampliação de conhecimentos das crianças, mudança conceptual e fortalecimento das relações interpessoais. Ao nível dos pais, a amostra foi constituída por nove pais e privilegiou-se o focus group como instrumento de implementação e recolha de dados, complementado com a entrevista semiestruturada. Os dados recolhidos foram tratados e sujeitos à análise de conteúdo. Pelos resultados constatamos que os pais sublinham a importância de uma abordagem da sexualidade e dos afetos desde tenra idade, apontaram temáticas, identificaram dificuldades e constrangimentos sentidos e evidenciaram interesse em educar para a sexualidade desde cedo.
O estudo reforça a pertinência de uma abordagem em educação sexual com crianças do pré-escolar, numa estreita parceria com os pais. Emotional and sexual education begins in the family; nevertheless, the school is a privileged space to promote a healthy sexuality. This study aims to analyze the implementation of sexual education in the preschool context, in partnership with the families. At the same time we tried to understand parental perception on sexual education, their own role regarding it, the way to communicate with their children and the importance of a healthy approach on sexuality in pre-school. The methodology used was of a qualitative kind, according to a research-action methodology. The project was named “Manta dos Afetos” (Affection Blanket) and was tested on a sample of 18 children (belonging to a single class), aged four to five years old and counted on the participation of their parents. The method of working was based on participatory pedagogy and data analysis, by using children’s productions and observational data. The project had a significant impact and relevance, since it contributed to an enlargement of children’s knowledge, a conceptual change and strengthening of interpersonal relationships. Regarding the parents, nine parents were used as a sample and an approach of focus group was used as a tool to implement and collect data, along with the use of semi-structured interviews. The collected data underwent content treatment and analysis. With the final results we can say that the parents acknowledge the importance of an early approach to the thematic of sexuality and affections, while describing some difficulties and constraints in doing so and but revealed a great interest in starting sexual education in children from a young age. This study reveals the relevance of introducing sexual education in pre-school children and the importance of a close partnership with the parents. |
Description: | Dissertação de Mestrado em Promoção e Educação para a Saúde apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1634 |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
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