Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1642
Title: Construir cidadania, medindo o ruído na escola : um projeto com alunos do 4º ano de escolaridade
Authors: Neves, Maria Luísa Vieira das
Cancela, Maria da Conceição Ferreira
Keywords: Ruído
Saúde
Educação
Cidadania
Participação
Noise
Health
Education
Citizenship
Participation
Issue Date: 29-Jul-2013
Abstract: A preocupação com as questões ambientais, bem como com o desenvolvimento sustentável e promoção da saúde, implica, por parte dos indivíduos, o desenvolvimento de competências que lhes permitam observar o meio circundante, questionar ou levantar problemas, encontrar estratégias para a sua resolução e apresentar propostas de intervenção no sentido da mudança, ou seja, desenvolver competências de cidadania ativa e participativa. A escola é, no atual contexto, um espaço privilegiado para promover nas crianças e adolescentes estas competências. A poluição sonora é um problema que afeta a saúde humana e a qualidade de vida das pessoas e resulta do estilo de vida. É, por isso, de extrema importância que as condições acústicas dos espaços escolares sejam adequadas ao bom desenvolvimento das atividades. O tratamento acústico dos edifícios e uma mudança de comportamento dos seus utentes poderá contribuir para minorar os efeitos nocivos do ruído, melhorando assim o ambiente escolar e a qualidade de vida. Com o presente trabalho pretendeu-se que, a partir de existência de um problema ambiental – excesso de ruído na cantina da escola – alunos do 4º ano de escolaridade desenvolvessem um projeto, envolvendo o estudo da problemática do ruído, os seus efeitos sobre a saúde e as formas de o resolver. É, pois, um projeto através do qual se almejou trabalhar as questões da educação ambiental e desenvolvimento sustentável, da educação para a saúde e da educação para a cidadania, de forma transdisciplinar, privilegiando metodologias ativas e participativas (trabalho de projeto/aprendizagem cooperativa) por forma a propiciar aos alunos aprendizagens significativas. A recolha de dados baseou-se em questionários (antes e após a intervenção pedagógica), sonómetros para a medição do ruído e notas de campo. Com os resultados obtidos pode inferir-se que a metodologia de trabalho utilizada permitiu aos alunos, não só, identificar a existência de um problema ambiental, como também propor soluções para o resolver, envolvendo a comunidade educativa e o poder autárquico e exercendo, deste modo, os seus direitos participação ativa e democrática, num verdadeiro exercício de cidadania.
Concern over environmental issues, as well as sustainable development and health promotion, implies individuals´ development of skills that allow them to observe the surroundings, question or raise problems, find strategies for their resolution and present intervention proposals for change, ie, to develop active citizenship and participatory skills. The school is, in the current context, a privileged space for children and adolescents to foster these skills. Noise pollution is a problem that affects human health and quality of life and it results from the lifestyle. It is therefore of utmost importance that the acoustic conditions of the school are suitable for the proper development of activities. The acoustic treatment of buildings and a change in behaviour of their users may contribute to reducing the harmful effects of noise, thus improving the school environment and quality of life. The present work was intended that, based on an existing environmental problem - excessive noise in the school canteen - 4th grade pupils develop a project involving the study of the noise problem, its effects on human health and ways to solve it. It is, therefore, a project through which we aimed to work the issues of environmental education and sustainable development, health education and citizenship education in a transdisciplinary way, favouring active and participatory methodologies (project work / cooperative learning) in order to provide students with meaningful learning. Data collection relied on questionnaires (before and after the educational intervention), sound level meter for measuring noise and field notes. From results it can be inferred that the work methodology used allowed children not only to identify the existence of an environmental problem, but also to propose solutions to solve it, involving the educational community and municipal authorities and exerting thereby their active participation and democratic rights, a true exercise of citizenship.
Description: Dissertação de Mestrado em Promoção e Educação para a Saúde apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1642
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria_Cancela.pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.