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Title: Modelos em educação sexual e práticas de professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico no Minho
Authors: Santos, Maria Luísa Ramos
Araújo, Maria Teresa Fitas Peres Filipe de
Alves, Maria Goreti Ramos
Keywords: Adolescência
Educação sexual
Contexto escolar
Modelos de educação sexual
Práticas docentes
Adolescence
Sex education
School context
Models of sex education
Teacher's practices
Issue Date: 19-Apr-2013
Abstract: A implementação da educação sexual nas escolas portuguesas assume atualmente um carácter obrigatório. Este estudo pretendeu conhecer os programas de educação sexual de um agrupamento de escolas do Minho, nos 2º e 3º ciclos de ensino básico, bem como as metodologias utilizadas na sua implementação e identificar os modelos que nortearam a educação sexual nestes ciclos. Para o efeito, selecionou-se uma turma de cada ano de escolaridade dos 2º e 3º ciclos do ensino básico no ano letivo 2010/2011. Adotou-se, no estudo, uma metodologia qualitativa, com recurso a análise documental e a entrevistas semiestruturadas. Constatou-se que em todas as turmas estudadas a educação sexual foi dinamizada por docentes de diversas áreas curriculares, abordando temas como as relações interpessoais, saúde sexual e reprodutiva, valores, desenvolvimento pubertário, reprodução humana, família, expressões da sexualidade e a identidade sexual. Os docentes utilizaram metodologias expositivas e participativas. Os programas dinamizados pelos docentes seguiram o modelo biográfico e profissional de forma mais acentuada, mas também outros modelos como o modelo de risco e o modelo moral.
The implementation of sex education in Portuguese schools is now compulsory. The present study aimed to know the sex education programs in the 2nd and 3rd cycles of basic education in a Minho’s school, as well as the methodologies used in its implementation and identify the models that guided sex education in these cycles. For this purpose, a class of each grade of the 2nd and 3rd cycles of basic education was selected in the school year 2010/2011. In the study a qualitative approach was followed, using semi-structured interviews and documental analysis. It was found that in the classes studied sex education was developed by teachers of different areas/subjects, covering topics such as interpersonal relationships, sexual and reproductive health, values, pubertal development, human reproduction, family, expressions of sexuality and sexual identity. The teaching methods used were the expository and participatory ones. The programs developed by teachers followed the biographical and professional model more sharply, but also other models such as the risk model and the moral model.
Description: Dissertação de Mestrado em Promoção e Educação para a Saúde apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1645
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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