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Title: Do meu tempo ao nosso tempo : mecanismos de construção da temporalidade próxima das crianças do 1º ciclo do ensino básico
Authors: Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia
Marinho, Cecília Manuela Magalhães
Keywords: Passado recente
Tempo
1º Ciclo do ensino básico
Educação histórica
Recent past
Time
1st Cycle of basic education
History education
Issue Date: 23-Jun-2014
Abstract: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do curso Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para a realização deste relatório contei com a participação de crianças com 9 anos de idade que frequentam o 4º ano de escolaridade numa escola pública da cidade de Viana do Castelo. Este estudo intitula-se “Do meu tempo ao nosso tempo: Mecanismos de construção da temporalidade próxima das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico”. Neste projeto procurou-se perceber o modo como as crianças articulam o seu pensamento histórico, sobretudo no passado mais recente, isto é, nos últimos 9 anos. Considero que esta abordagem possa ser relevante, dado que pode permitir aos alunos criar empatia com o passado da História de Portugal, quando associada a factos que marquem as suas vidas. Além disso, esta pode ser também uma forma de os alunos passarem a ter mais apresso e maior motivação pelos assuntos que consideram como “desinteressantes”. Para a concretização do presente estudo, foram realizadas várias atividades em contexto sala de aula e outras que implicaram o envolvimento da família. Após esta realização, todos os dados recolhidos foram sujeitos a uma análise que se cingiu pelo método qualitativo, com recurso à técnica de investigação-ação de natureza participante, este estudo pressupõe o uso de estratégias e teses defendidas pela educação histórica. Por fim, é apresentado neste documento uma conclusão de todo este processo de investigação e também uma reflexão final das experiências da Prática Supervisionada I e II.
This report was developed within the course of Supervised Teaching Practice II (PESII), Travel Masters in Early Childhood Education and Teaching of the 1st cycle of basic education. For the realization of this report I counted on the participation of children 9 years of age who attend the 4th grade in a public school in the city of Viana do Castelo. This study is entitled “Of my time to our time: Mechanisms for building the next temporality of the children of the 1st Cycle of Basic Education”. In this project, we sought to understand how children articulate their historical timing, especially in the more recent past, ie, the last 9 years. Think that this approach may be relevant, since it can allow students to empathize with the past history of Portugal, when associated with events that mark their lives. Moreover, this can also be a way for students to have more pass rush and more motivated by issues they consider as “uninteresting”. For the embodiment of the present study, various activities were carried out in the context of classroom and others that implicated the involvement of the family. After this realization, all the data collected were subjected to an analysis that was restricted by the qualitative method, using the technique of participant action research nature, this study assumes the use of strategies and theses by historical education. Finally, is presented in this paper a conclusion of this whole research process and also a final reflection of the experiences of Supervised Practice I and II.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1688
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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