Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1696
Title: Estudo de caso : Consciência patrimonial de um grupo de crianças do concelho de Viana do Castelo
Authors: Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia
Barbosa, Isaura Maria Tinoco
Keywords: Estudo de caso
Educação histórica e geográfica
Património local
Case study
Historical and geographical education
Local patrimony
Issue Date: 2-Feb-2015
Abstract: O presente Relatório decorreu no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), durante o terceiro semestre do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa freguesia de Viana do Castelo. A investigação decorreu numa escola de 1º ciclo do ensino básico numa turma de 2º ano, com vinte e cinco crianças. Este estudo realizou-se com o objetivo de compreender as conceções das crianças sobre património local e a importância para a sua preservação. Por esta razão intitulou-se o presente estudo, com o título: Estudo de Caso- Consciência patrimonial de um grupo de crianças do concelho de Viana do Castelo. A metodologia é desenvolvida através de estudo de caso de incidência qualitativa. Os instrumentos e técnicas que deram corpo a esta investigação para posteriormente serem analisados foram essencialmente: a observação participante, questionário por inquérito, entrevistas, fotografia e trabalho dos alunos e a cartografia. Todo o estudo está estruturado por capítulos, de forma a possibilitar uma melhor leitura das etapas percorridas até a análise de dados recolhidos.
This Report took place during the curricular unit of Supervised Teaching Practice II (ESP II), during the third semester of Masters in Preschool Education and 1st Cycle Teaching of Basic Education, in Viana do Castelo. The research took place at a primary school, in a second grade class, with twenty-five children. This study was performed in order to understand the conceptions of children on local patrimony and the importance of its preservation. For this reason, this study is titled: Case Study: Patrimonial Conscience of a group of children in the municipality of Viana do Castelo. The methodology is developed through a qualitative incidence case study. The tools and techniques that gave shape to this research for subsequent analysis were essentially: participant observation, questionnaire survey, interviews, photography and student work and cartography. The entire study is structured by chapters, in order to enable a better reading of the steps taken to analyze the data collected.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1696
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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