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Title: A minha primeira observação microscópica de seres vivos : um estudo com crianças do 1º ciclo do ensino básico
Authors: Silva, Raquel Beatriz Leitão de Sá Loureiro Ferreira da
Dias, Joana Margarida Casal Costa
Issue Date: 31-Jul-2014
Abstract: O presente relatório enquadra-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O estudo de investigação que se apresenta partiu do reconhecimento de um amplo consenso em torno da necessidade de criação e reforço das oportunidades para a aprendizagem das ciências. Especificamente para as ciências da vida, a International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA) refere a importância do conceito de ser vivo para a construção do conhecimento científico, desde cedo. Desta forma, o presente estudo, de delineamento descritivo e abordagem metodológica qualitativa, teve como objetivos: (1) conhecer as ideias prévias dos alunos relativas ao conceito de ser vivo; (2) proporcionar aos alunos a primeira observação de seres vivos microscópicos – protistas; (3) analisar as verbalizações dos alunos no momento da observação e (4) analisar as representações dos seres vivos observados ao microscópio. O estudo envolveu um grupo de alunos (n=20) dos 7 aos 9 anos de idade a frequentar o 2º ano do 1º ciclo de uma escola básica de Viana do Castelo. Da análise das respostas à questão prévia “O que são, para ti, seres vivos?” verificou-se que a maioria dos alunos referiu serem animais que apresentam movimento, facto igualmente demonstrado nas representações em desenho. Perante a questão “Achas que nesta gota de água poderão existir seres vivos?” 50% dos alunos respondeu que não, apresentando justificações como “Porque não têm espaço para crescer”; “Porque morriam afogados.” No momento da observação foi notório o interesse e entusiasmo dos alunos relativamente ao microscópio e aos protistas acabados de “descobrir”, sobressaindo verbalizações como: “Rrrr… Coisas pequeninas a mexer”; “Ui, isto mexe. Tem vida”; “Parece que correm e batem uns nos outros”. Nos desenhos pós-observação destaca-se a uniformidade da cor verde e o rigor na representação da forma dos protistas. Neste estudo, o movimento/locomoção surge como denominador comum inerente ao conceito de ser vivo denotado pelos alunos. A sua recetividade face a atividades práticas experimentais/laboratoriais enfatiza a importância de um maior investimento na Educação em Ciências desde os primeiros anos de escolaridade.
This report was developed within the subject of Supervised Teaching Practice II (PESII) as part of the Master’s degree in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. There is a broad consensus on the need for creating and improving opportunities for learning science. Specifically for life sciences, the International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA) notes the importance of the concept of "living being" for the construction of scientific knowledge, early in life. Therefore, this descriptive study, developed under a qualitative approach methodology, aimed to: (1) understand students' previous ideas on the concept of living being; (2) allow the students the opportunity to undertake a first observation of microscopic living organisms – protists (3) document students’ verbal feedback in the moment of observation and (4) analyze the representations of living beings observed under the microscope. The study involved a group of students aged 7-9 years, attending the 2nd year of a primary school in Viana do Castelo. From the analysis of the answers to the question “what do you mean by living beings?”, it was found that the majority of students stated that they were animals with movement – which was also noticed in drawing representations. In the question “do you think there are living beings in this water drop?”, 50% of the students answered negatively, justifying that they “didn’t have enough space to grow”, and that “they would die drowned”. In the phase of observation it was evident the interest and enthusiasm of the students around the microscope and the protists which had just been “discovered”, showing reactions such as “Rrr....small things moving!” and “it is as if they run and crash against each other”. The post-observation drawings stressed the uniformity of the green color and the accuracy in representation of protists shape. In this study, the movement/locomotion emerges as a common denominator inherent in the concept of “living being” as understood by the students. Their receptiveness towards experimental/laboratorial practices emphasizes the importance of increased investment in science education from the early years of schooling.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1697
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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