Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1722
Title: O cantinho das descobertas : exploradores numa sala de jardim-de-infância
Authors: Peixoto, Ana Maria Coelho de Almeida
Pires, Andreia Filipa Martins
Keywords: Educação pré-escolar
Cantinho das descobertas
Animais
Instrumentos de ampliação
Aprendizagem das ciências
Pre-school education
Corner of the findings
Animals
Magnification instruments
Science learning
Issue Date: 25-Jan-2016
Abstract: O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-escolar da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Este relatório contempla um estudo que teve como principal objetivo desenvolver uma observação focada, recorrendo a instrumentos de ampliação como lupas e binóculos, de alguns animais do jardim-de-infância observados em contexto natural, e outros em sala de atividades. Para facilitar essa observação foi criado, na sala de atividades, um cantinho das descobertas de modo a permitir às crianças, em grupo e individualmente, observar as características e comportamentos dos diferentes animais. Os animais observados no cantinho das descobertas foram: formigas, minhocas, caracóis, borboletas e pássaros. Alguns deles encontravam-se dentro da sala de atividades, outros no recinto de recreio do Jardim-de-Infância. A observação e análise das diferentes espécies de animais foram distribuídas pelas crianças organizadas em grupos de observação, tendo estas a responsabilidade de as observar cuidadosamente para mais tarde partilhar os seus conhecimentos sobre estas espécies com as outras crianças relatando o que aprenderam sobre essas espécies. Como já foi referido, as observações efetuadas recorreram a instrumentos de ampliação, nomeadamente lupas e binóculos, possibilitando assim novas aprendizagens às crianças sobre cada uma das espécies. Os resultados do estudo apontam para a criação do cantinho das descobertas, bem como a exploração das diferentes espécies em contexto, recorrendo a instrumentos de ampliação, promoveram aprendizagens nas crianças mais específicas e fundamentadas. Possibilitaram, ainda, constatar que a maioria das crianças conseguiu esclarecer de forma clara as suas descobertas, tendo a criação do cantinho das descobertas um grande impacto nas crianças, permitindo, a partir da observação direta, que estas conseguissem ultrapassar as suas dúvidas e passassem a saber mais sobre as espécies estudadas.
This report is part of the curricular area of Supervised Teaching Practice II (PES II) (PESII) of the Master in Education Preschool in Superior Education School of Viana do Castelo. The study comtemplates a study that aimed the development of a careful observation, by using magnifying tools, such as magnifying glasses and binoculars, of some garden animals observed in the garden and a simulated habitat. To this end, a corner of the discoveries was created in the activity room for children, in groups and individually, could observe the characteristics and behaviors of different animals. Animals observed in the corner of the discoveries were: ants, earthworms, snails, butterflies and birds. Some of them were observed in the activities room and others were observed outside, in a garden usually used on recreational time. The analysis and observation of different species of animals were thus distributed to children in organized observing groups, these having the responsibility to look carefully at them so that they could share with the children of the other groups what they had learnt about the species. As mentioned before, the observations fell back on magnifying tools, such as magnifying glasses and binoculars, making it possible fot children to learn more about each species. The study’s results show that the creation of the corner of the discoveries, as well as the exploration of each species, using magnifying instruments, worked as a way of learning by children. It is also possible to conclude that most children were able describe their discoveries clear, which means that the findings of the corner had a considerable impact on them as it was through the direct observations that they were able to find the answers to their doubts. As a result, by observing the species in a direct way, children were able to overcome their dificulties and doubts and were also able to acquire more knowledge of them.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1722
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andreia_Pires.pdf4.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.