Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1723
Title: Sorrisos brilhantes: práticas de saúde e higiene oral com crianças dos 5/6 anos num jardim-de-infância
Authors: Peixoto, Ana Maria Coelho de Almeida
Morais, Suse Paula Pereira
Keywords: Educação pré-escolar
Escovagem
Higiene oral
Saúde oral
Pre-school education
Brushing
Oral hygiene
Oral health
Issue Date: 25-Jan-2016
Abstract: O relatório que se apresenta enquadra-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da escola Superior de Educação de Viana do Castelo. A sua organização em três partes distintas corresponde à caracterização do contexto educativo, a um estudo com enfoque no desenvolvimento de práticas de higiene e saúde oral em contexto pré-escolar, tendo-se criado, na sala de atividades, o cantinho da saúde oral. Pretendia-se que as crianças, com autonomia, pudessem aplicar todos os procedimentos na realização da sua higiene oral diária. A última parte contempla uma reflexão final da PES II desenvolvida em contexto pré-escolar. O estudo referido desenvolveu-se em torno da questão de investigação: “Como promover em crianças de 5/6 anos hábitos de saúde e higiene oral?”. Apoiada numa metodologia qualitativa recorreu-se a diversos instrumentos de recolhas de dados como registos de áudio e vídeo gravados e registos fotográficos, quadro de registo de higiene oral, observação naturalista, inquérito por entrevista e o diário do investigador, os quais foram sujeitos a uma análise de conteúdo. A recolha de dados foi realizada num jardim-de-infância do concelho de Viana do Castelo e envolveu as 19 crianças da sala de atividade onde decorreu a PES II. Na abordagem a esta temática realizaram-se diferentes atividades focadas em diferentes áreas e domínios do saber. As atividades planeadas e implementadas decorreram de forma bastante dinâmica e organizada, as aprendizagens das crianças foram significativas bem como promotoras de novos hábitos de saúde oral e permitiram uma aquisição de novos conhecimentos e novas e melhores práticas. Os resultados do estudo evidenciam que através de atividades e de uma nova rotina diária criada para o efeito foi possível constatar a evolução das crianças relativamente aos hábitos de higiene oral, denotando-se maior autonomia das crianças perante a escovagem dos dentes bem como uma consciencialização das crianças e dos seus pais da necessidade dessa prática.
This report is part of the Supervised Teaching Practice II course unit, of the Pre-school Education Master, in Education School of Viana do Castelo. The three parts of it, correspond to the characterization of the educational context, with a study focused on the development of hygiene practices and oral health in pre-school environment, having been created, in the activity room, the oral health place. It was intended that children could implement all procedures in fulfilling their daily oral hygiene, with autonomy. The last part includes a final reflection of the course unit developed in pre-school context. The study was developed around the research question: "How to promote oral health habits in children aged between 5 and 6 years?” Supported by a qualitative methodology, it was used different tools of data collection, like audio, video and photographic records, an oral hygiene registration table, naturalistic observation, interviews survey and the researcher diary’s which were subjected to a content analysis. The collection of data was carried out in a kindergarten of Viana do Castelo and involved the 19 children of the activity room where the course unit took place. This issue involved making different activities, in different areas and knowledge fields. The scheduled and implemented activities were conducted in a very dynamic and organized way, the learning of children was significant as well as promoters of new oral health habits and have allowed an acquisition of new knowledge and new and enhanced practices. The study results show that through activities and a new daily routine created for this purpose it was possible to see the evolution of children, relatively, to oral hygiene habits, showing a greater autonomy of children before brushing the teeth as well as an awareness of children and their parents of this practise necessity.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1723
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Suse_Morais.pdf3.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.