Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1755
Title: Avaliação do desperdício de filme em embalagens flexíveis numa empresa de embalamento alimentar
Authors: Fonseca, Susana
Almeida, Daniela Sofia Gomes
Keywords: Embalagem alimentar
Desperdícios
Issue Date: 15-Jul-2015
Abstract: No âmbito do Mestrado em Empreendedorismo e Inovação na Indústria Alimentar do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, foi-me proposta a realização de um projeto/estágio curricular numa indústria com o objetivo de adquirir conhecimentos mais aprofundados relacionados com uma das vertentes do curso, a área industrial. O projeto/ estágio decorreu na empresa ALIBAR, direcionada para o embalamento de produtos alimentares, sediada na Zona Industrial da Maia, com a duração de 7 meses. O projeto/estágio decorreu no Departamento da Produção da empresa tendo colaborado no processo de manutenção do sistema de gestão da qualidade e desenvolvidos estudos no âmbito das operações de produção, nomeadamente na determinação do desperdício de embalagens flexíveis. Este trabalho teve como principal objetivo analisar a quantidade de filme desperdiçado associado às linhas de embalamento da empresa, de modo a identificar quais as causas que mais contribuem para a ocorrência deste excedente e serem tomadas medidas para que em futuras produções o desperdício diminua. A realização deste estudo é importante a nível industrial, uma vez que a redução do desperdício faz com que o custo associado a cada linha de embalamento seja reduzido e a nível ambiental o seu impacto seja menor. Foi possível concluir que existem vários fatores que diretamente ou indiretamente contribuem para que ocorra desperdício de filme numa linha de embalamento. O embalamento de produtos em equipamentos com caraterísticas menos favoráveis quer para o tipo de filme a ser embalado como para as caraterísticas do produto, produções pequenas na qual implicam a troca constante do filme no mesmo equipamento, as caraterísticas do próprio produto e defeitos nas bobines dos filmes dificultando os acertos e a formação da saqueta no equipamento, foram as causas encontradas para que a quantidade de desperdício de filme na campanha do Natal fosse de 4,9 % e na Páscoa atingisse os 6,4 %. A diferença percentual entre as duas campanhas era de esperar uma vez que na Páscoa a gama de produtos é muito diversificada quando comparada com a gama de produtos embalados no Natal.
Under the Master of Entrepreneurship and Innovation in Food Industry at Polytechnic Institute of Viana do Castelo, it was proposed to me the realization of a project / traineeship in an industry in order to gain deeper insight related to one of the aspects of the course, the industrial area. The project / internship took place in ALIBAR Company, directed to the packaging of food products, headquartered in the Industrial Zone of Maia, with a duration of 7 months. The project / internship took place at the Production Department of the company and I have collaborated not only in the maintenance process of the quality management system but also I have developed studies in the field of the production operations and in particular in determining the waste of flexible packaging. This work aimed to analyze the amount of wasted film associated with the packaging business lines in order to identify the main causes that contribute to the occurrence of this surplus, and consequently to take measures to decrease this waste. This study is important at an industrial level, since the reduction of waste makes the cost associated with each packaging line reduced and the environmental impact level is lower. It was possible to conclude that there are several factors that directly or indirectly contribute to the wasted film takes place in a packaging line. The packaging of products in less favorable equipment for both the type of film to be packaged as for product features, small productions which imply the constant exchange of film in the same equipment, the characteristics of the product itself and defects in the reels of films making the adjustments and the formation of the sachet in the machine harder. These were the found causes that explain that the waste rate film in the Christmas campaign was 4,9 % and at the Easter campaign it reaches the 6,4 %. The percentage difference between the two campaigns was expected since at Easter time the range of products are very diverse when compared with the range of products packaged at Christmas.
Description: Mestrado em Empreendedorismo e Inovação na Indústria Alimentar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1755
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniela_Almeida.pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.