Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1809
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMarques, Gonçalo Nuno Ramos Maia-
dc.contributor.authorPereira, Liliana Sofia Miranda-
dc.date.accessioned2017-03-27T14:55:24Z-
dc.date.available2017-03-27T14:55:24Z-
dc.date.issued2016-07-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1809-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi efetuado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PESII), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico. O estudo foi levado a cabo numa escola do 1º ciclo do distrito de Viana do Castelo, mais especificamentenuma turma do 3º ano de escolaridade. A investigação aqui apresentada tem como principal objetivo perceber de que forma os meios de comunicação social influenciam a vida dos alunos. Dado que as tecnologias estão cada vez mas presentes no nosso quotidiano é importante perceber se as nossas crianças fazem um bom uso das mesmas, e de que forma estas intervém nas suas vidas. Para orientar esta investigação, servi-me de duas questões orientadoras: (1) Que tipo de relação as crianças têm com os meios de comunicação social? e (2) De que modo essa relação pode interferir na sua vida escolar e familiar? Durante este relatório é também abordada a evolução dos meios de comunicação, desde a sua origem até à atualidade e a forma como estes entram e afetam as nossas vidas. É feita referencia também ao modo como as escolas vêm e utilizam os meios de comunicação social em contexto de sala de aula e quais os seus benefícios e limitação para os alunos e para as suas aprendizagens. A fim de obter dados que permitissem responder às questões levantadas, foram desenvolvidas, ao longo de todo o processo, um conjunto de tarefas com os alunos, e numa delas foram incluídos também os seus encarregados de educação. Tendo por base aquilo que se pretende saber, a metodologia mais adequada a esta investigação apresenta uma abordagem qualitativa e a técnica didática da Aula-Oficina. De acordo com os dados recolhidos foi possível verificar que os meios de comunicação social podem exercer uma influência positiva e negativa na vida dos alunos dependendo da utilização que lhes é feita assim como da forma como são encarados.pt_PT
dc.description.abstractThe present report was achieved in the ambit of Supervised Teaching Practice II, of the Master’s degree in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. The study took place in a 1st cycle school in the district of Viana do Castelo, more specifically a class of 3rd grade. The research conducted here aims to understand how the media influence the lives of students. Since the technologies are increasingly present in our routine is important to realize if our children make good use of them, and how they intervene in their lives. To guide this research, serve me two guiding questions: (1) What kind of relationship children have with the media? and (2) How this relationship can interfere with their school and family life? During this report is also discussed the evolution of the media, from its origins to the present day and how they enter and affect our lives. Also reference is made to the way schools come and use the media in the classroom context and what are its benefits and limitations to students and their learning. In order to obtain information to allow answer the questions raised, they have been developed throughout the process, a set of tasks with students, and one of them were also included their guardians. Based on what you want to know the most appropriate methodology for this research presents a qualitative approach and the teaching technique of workshop class. According to the collected data was verified that the media can have a positive and negative influence on the lives of students depending on the use that is made to them as well as how they are viewed.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectMeios de comunicação socialpt_PT
dc.subject1º CEBpt_PT
dc.subjectTecnologiaspt_PT
dc.subjectMediapt_PT
dc.subject1st Cycle of basic educationpt_PT
dc.subjectTecnologiespt_PT
dc.titleOs Meios de comunicação e a sua influência num grupo de crianças do 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (1.º ciclo)pt_PT
dc.identifier.tid201666464pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Liliana_Pereira.pdf1.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.