Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1820
Title: | Contributos da escrita criativa na fomentação da criatividade e no gosto pela escrita e leitura: Uma investigação-ação no 1º CEB |
Authors: | Trabulo, Francisco Manuel de Almeida Penalva, Cátia Brígida Pinto de Carvalho |
Keywords: | Criatividade Escrita e leitura Escrita criativa Poesia concreta/experimental Creativity Writing and reading Creative writing Concrete poetry/experimental |
Issue Date: | 24-Jul-2016 |
Abstract: | Numa sociedade global cada vez mais competitiva em que aos avanços
tecnológicos se dão a um nível frenético, acredita-se que a escola, para alcançar
os objetivos e metas educacionais a que se propõe, tenha que adaptar as
metodologias de ensino aprendizagem tornando-as apelativas para as crianças.
A leitura e a escrita são competências elementares a adquirir pelas crianças no
ensino básico, assim como o desenvolvimento da criatividade é essencial para
que as crianças desenvolvam uma consciência crítica e ativa das suas
aprendizagens.
Nesse contexto, promover o gosto pela leitura e escrita de uma forma
criativa, apelando também ao desenvolvimento da criatividade das crianças,
tornou-se o desejo inerente à construção deste estudo investigativo.
A presente dissertação expõe um trabalho investigativo no âmbito da
promoção da criatividade e do gosto pela leitura e escrita, construído nos moldes
de uma oficina de escrita criativa - aplicando metodologias de estudo e práticas
da poesia concreta e experimental - em contexto escolar, nomeadamente, em
três turmas do 1º ciclo do ensino básico (2º, 3º e 4º anos de escolaridade),
pertencentes ao Centro Escolar de Vila Cova.
O tipo de metodologia utilizado foi a investigação-ação. A investigação
neste campo recorre a diversos instrumentos de recolha de dados, privilegiando
questionários e entrevistas. Verificou-se, através dos resultados obtidos, que a
oficina de escrita implementada contribui para promover o desenvolvimento
criativo das crianças em estudo, assim como o seu gosto pela leitura e escrita.
Neste sentido, este estudo parece ser uma proposta válida, capaz de
servir de exemplo de boas práticas de ensino fomentadoras da criatividade e
promotoras da escrita e leitura nas crianças do ensino básico. In an increasingly competitive global society in which the technological advances occur at a frenetic level , it is believed that the school to achieve the educational goals and objectives that are proposed , has to adapt teaching methodologies learning making them appealing for children. Reading and writing are basic skills to be acquired by children in primary education, and the development of creativity is essential for children to develop a critical and active awareness of their learning. In this context, promote a love of reading and writing in a creative way, also calls for the development of creativity of children, became the desire inherent in the construction of this investigative study. This dissertation presents a investigative work in the context of promoting creativity and the love of reading and writing, built along the lines of a creative writing workshop - applying methodologies of study and practice of concrete and experimental poetry - in schools, in particular, three classes of the 1st cycle of basic education (2nd, 3rd and 4th years of schooling), belonging to the school Centre Vila Cova. The type of methodology used was research - action. Research in this field use of several instruments for data collection, focusing on questionnaires and interviews. It was verified by the results obtained, the writing workshop implemented contributes to promoting the creative development of children in the study, as well as their love of reading and writing. Thus, this study seems to be a valid proposal, able to serve as an example of good practice in teaching fomenting creativity and promoters of reading and writing in primary school children. |
Description: | Dissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1820 |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Catia_Penalva.pdf | 1.59 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.