Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1830
Title: A Expressão e Educação Físico-Motora na perspetiva de alunos do 1º e 4º ano de escolaridade
Authors: Lima, Ricardo Jorge Franco
Paço, Ana Marta Rego do
Keywords: Desenvolvimento motor
Educação físico-motora
Ensino básico
Criança
Motor development
Physical education motor
Basic education
Child
Issue Date: 15-Feb-2016
Abstract: A Expressão e Educação Físico-Motora tem vindo a perder “terreno” no calendário escolar e é na escola que a maioria dos alunos tem a oportunidade de entrar em contacto com o exercício físico. A concretização deste relatório surgiu no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), pela curiosidade de perceber qual a importância que as crianças de 1º Ciclo atribuem à Educação Físico-Motora. Para a participação neste estudo foram selecionadas 20 crianças, divididas por género e idade. A investigação foi desenvolvida tendo por base uma metodologia de caráter qualitativo (entrevista) e recorrendo à técnica focus group. O estudo evidencia que independentemente da faixa etária e do género, as crianças avaliadas têm, no geral, uma boa perceção do que é a Educação Físico-Motora, e conseguem facilmente identificar os benefícios da prática desportiva. Ainda se percebe que de todos os entrevistados que não praticam exercício físico fora do contexto escolar mostraram vontade de fazê-lo.
The Motor Physical Education has been losing "terrain" in the school calendar and it is at school that many of the students have an opportunity to get in touch with physical exercise. This report was developed under the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice II (STP II), due to the curiosity to understand the perception that 1st Cycle children attribute to Motor Physical Education. Twenty children were selected to participate in this study, divided by gender and age. The research was developed based on a qualitative methodology (interview) and using the focus group technique. The study shows that regardless of age and gender, evaluated children have a good perception of what is the Motor Physical Education, and can easily identify the benefits of sports practice and also of all respondents who do not exercise outside of school showed willingness to do so.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1830
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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