Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1839
Title: Uma intervenção pedagógica no espaço de recreio escolar : Um estudo com crianças dos 3 aos 5 anos
Authors: Santos, Sandra Sofia Martins Castro dos
Nogueira, Daniela Maria Coelho
Keywords: Recreio escolar
Atividade motora
Criança pré-escolar
Habilidades motoras
School recess
Motor activity
Preschool child
Motor skills
Issue Date: 25-May-2012
Abstract: A Prática de Ensino Supervisionada constitui uma unidade curricular de grande relevância para a formação do professor, servindo de base a um futuro docente que se define como reflexivo, investigador, empreendedor e ativo. Neste sentido emergiu, ao longo desta unidade curricular, um estudo no qual se procurou conhecer e analisar o comportamento lúdico-motor da criança no recreio, antes e depois de uma intervenção de requalificação do mesmo. Para tal, enveredou-se por uma metodologia de caráter mista, maioritariamente quantitativa, contando com 15 crianças de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. A recolha de dados, foi processada através de: uma observação, realizada no momento anterior à intervenção e outra no momento posterior à mesma; da entrevista sobre as preferências lúdicas das crianças no recreio; e, por fim, dos registos pictográficos do espaço de recreio executados nos mesmos períodos da observação. Os resultados apontam que a intervenção efetuada no recreio alterou positivamente o comportamento motor das crianças ao revelar um aumento extraordinário dos níveis de AM e apresentando níveis de sociabilidade importantes para o seu desenvolvimento. As habilidades de locomoção constituíram em ambos os momentos de observação valores superiores às restantes habilidades fundamentais. Todavia, as habilidades de manipulação representaram a grande evolução com a introdução de materiais portáteis. Por sua vez, os registos pictográficos revelaram a importância que o recreio revela para as crianças e uma perceção clara das mudanças ocorridas neste contexto. Os dados obtidos com os registos, aliados às entrevistas, provaram a relevância da integração de materiais portáteis no recreio e, consequentemente, esclarecem a elevação das habilidades manipulativas após a intervenção. Em suma, pode dizer-se que o impulso ativo dos agentes educativos para a requalificação do recreio permitiu que este contexto se tornasse mais atrativo, mais ativo e diversificado.
The supervised teaching practice is a course of great relevance for a teacher training, providing the bases for a future teacher who is defined as reflexive, researcher, enterprising and active. In this sense, there was a study over this course that tried to understand a play – motor behavior of children in the playground, before and after it‘s requalification. In this way, a mixed character method was chosen, mainly quantitative, composed by 15 children of both genders and will ages from 3 to 5 years. The data collection was processed throught: a observation, performed moments before the requalification and moments after it; of interview about the playing preferences of children in the playground; and, finally through the observation of the pictographic records of the playground environment made in the same periods of observation. The results indicate that the requalification of the playground changed positively the motor behavior of children, revealing an extraordinary increase of levels of motor activity and presenting important sociability levels for their development. The locomotion skills had, in both moments, higher values comparing to the other fundamental skills. However, the manipulation skills represented the major development with the introduction of portable materials. On the other hand, the pictographic records revealed the importance that the playground has in children’s day-to-day and a clear perception of the changes occurred in this context. The data obtained from the records, coupled with the interviews moved the importance of the integration of portable materials in the playground, and therefore, clarify the increase of the manipulative skills after the requalification. In conclusion, it can be said that the active impulse of the educational agents to the requalification of the playground allowed that this context become more attractive and diversified.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1839
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniela_Nogueira.pdf2.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.