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http://hdl.handle.net/20.500.11960/1842
Título: | O Padrão de sono das crianças em contexto pré-escolar |
Autores: | Silva, Raquel Beatriz Leitão de Sá Loureiro Ferreira da Pereira, Florinda Liliana Silva Gonçalves |
Palavras-chave: | Educação pré-escolar Jardim de infância Padrão de sono Criança Preschool education Kindergarten Sleep pattern Children |
Data: | 24-Jul-2012 |
Resumo: | O corpo de conhecimentos sobre a relação entre o padrão de sono das crianças e o seu desenvolvimento, saúde e bem-estar, tem vindo a crescer de forma notável nas últimas décadas. Entre as várias consequências da falta de um padrão de sono adequado à idade, encontram-se problemas cognitivos e de comportamento, insucesso escolar, e até maior risco de desenvolvimento de obesidade. Assim, partindo do pressuposto que os múltiplos desafios colocados às crianças pela integração no novo contexto de Jardim de Infância podem influenciar a sua rotina diária e os horários de sono/vigília, considerou-se pertinente avaliar o padrão de sono de um grupo de crianças (n=20) em idade pré-escolar (3 anos). Os dados do presente estudo, desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, foram recolhidos através da: (1) versão Portuguesa do questionário intitulado “Sleep Habits Inventory for Preschool Children” de Batista e Nunes (2006), e (2) observação direta da rotina da sesta no Jardim de Infância, incluindo a sua duração e condições de luminosidade. Os resultados observados mostraram que, em contexto familiar, a maioria das crianças (80%) apresenta rotinas adequadas às suas necessidades e promotoras de ritmicidade do sono. Com base nos resultados das restantes variáveis relacionadas com o referido contexto, foi ainda possível concluir que, no geral, o padrão de sono das crianças não apresenta grandes desvios em relação às recomendações internacionais. No entanto, no que respeita à sesta diurna no Jardim de Infância existe margem para melhorar as práticas, uma vez que os resultados revelaram que esta ocorre na ausência de luz natural para a maioria das crianças e que o tempo que lhe é disponibilizado é excessivo. Tendo em consideração que na primazia do interesse da criança está implícito o seu desenvolvimento físico, intelectual, emocional, e social, é crucial que as práticas no Jardim de Infância favoreçam a expressão plena do potencial da criança nesses níveis. The body of knowledge about the relationship between children’s sleep pattern and their development, health and welfare, has grown notably in recent decades. Among the many consequences of poor sleep patterns, are the cognitive and behavioral problems, school failure, and even greater risk of developing obesity. Thus, assuming that the multiple challenges posed to children by integrating into the new context of kindergarten can influence their daily routine and hours of sleep/wake, it was considered appropriate to evaluate the sleep patterns of a group (n = 20) of preschool-aged children (3 years). The data from this study which was developed under the Supervised Teaching Practice were collected through: (1) the Portuguese version of the questionnaire entitled “Sleep Habits Inventory for Preschool Children” from Batista and Nunes (2006), and (2) direct observation of nap routine in Kindergarten, including its duration and lighting conditions. The observed results showed that in the family context most children (80%) have routines that suit their needs and promote sleep rhythmicity. Based on the results of other variables related to that context, it was still possible to conclude that, in general, the children’s sleep patterns have no major deviations from international recommendations. However, as regards the diurnal nap in Kindergarten there is room for improvement, since the results showed that this occurs in the absence of natural light for most of the children and the time available to it is excessive. Considering that the primacy of the best interest of the children implies their physical, intellectual, emotional, and social development, it is crucial that the kindergarten practices foster the full expression of their potential at those levels. |
Descrição: | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1842 |
Aparece nas colecções: | ESE - Dissertações de mestrado |
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