Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1868
Title: O design aliado aos valores culturais, na construção de um instrumento para iniciação musical
Authors: Aparo, Ermanno
Faria, Vasco
Almeida, Carlos Manuel Sampaio
Keywords: Etnologia
Música
Design
Aprendizagem musical
Cultura
“A Palheta”
Ethnology
Music
Musical learning
Culture
Issue Date: 8-Feb-2017
Abstract: Com esta investigação pretende-se desenvolver um instrumento musical inspirado num tradicional instrumento português esquecido pelo tempo, capaz de unir o Design e a Música. Este projeto permitirá dar a conhecer aos mais pequenos um universo de instrumentos que nem sempre é divulgado, que por meio de um conceito interativo permita criar a vontade de conhecer mais e melhor o mundo musical, promovendo e aumentando o gosto e vontade de aprender música. Trata-se de um instrumento que possa auxiliar o ensino musical, e por isso comporte uma função lúdica e pedagógica. Um objeto altamente dinamizador de cultura, na medida em que conta e resgata a história de um instrumento tradicional extinto, e que por meio do seu processo de produção promove uma evolução nas técnicas de fabrico do artesão parceiro desta dissertação. Pretende-se igualmente que este instrumento permita facilitar a aprendizagem musical, na medida em que pode revelar-se um bom instrumento de inserção no mundo da música uma vez que permite um ensino gradual e uma boa transição para o ensino musical. Pela história e conceito lúdico que apresenta poderá relevar-se cativante e motivador possibilitando impulsionar a aprendizagem musical. Numa primeira fase, desenvolve-se um estudo relativo aos instrumentos populares portugueses, na tentativa de selecionar-se um ponto de partida para esta tese, tendo-se neste período definido instrumentos de sopro como base do estudo. Posteriormente, com base na obra de Ernesto Veiga de Oliveira, ter-se-á optado por estudar o instrumento caído em desuso “A Palheta”, com a aprovação do Dr. João Soeiro de Carvalho, numa entrevista ao mesmo pretendendo viabilizar esta seleção. Numa terceira fase, deu-se início a um período maioritariamente prático, assente num processo de experimentação, apoiando-se no pensamento de autores fundamentais como Nigel Cross e Liliana Soares. Os conceitos de hermenêutica, hipóteses satisfatórias e processo de tentativa erro foram fundamentais numa fase de seleção e teste de materiais e técnicas de produção. Numa última fase, decorre um período de materialização do protótipo, bem como ilustração do panfleto apresentativo e desenvolvimento do packaging, devidamente pensados para cativar as crianças que posteriormente o testarão no seu processo de aprendizagem musical. Este teste deverá decorrer com alunos de iniciação musical que permitirão verificar e avaliar a viabilidade do projeto. Assim, pretende-se que o instrumento seja capaz de atrair o público mais jovem, cativando a sua atenção e interesse quer pela música no geral, quer pela cultura portuguesa e ensino musical. Espera-se comprovar a eficácia deste novo conceito através de experimentação com alunos de iniciação musical verificando a sua capacidade de tocar, manobrar e mostrar interesse pelo instrumento.
This research intends to develop a musical instrument inspired by a traditional portuguese instrument forgotten by time, capable of join Design and Music. This project will make it possible to introduce the little ones to a universe of instruments that is not always divulged, that through an interactive concept allows to create the desire to know more and better the musical world, promoting and increasing the taste and will to learn music. It is an instrument that can help musical education, and therefore has a playful and pedagogical function. A highly dynamic object of culture, in that it tells and rescues the history of an extinct traditional instrument, and through its production process promotes an evolution in the techniques of manufacture of the artisan partner of this dissertation. In a first period, a study is developed on portuguese popular instruments, in an attempt to select a starting point for this thesis, and in this period defined wind instruments as the base of the study. Subsequently, based on the work of Ernesto Veiga de Oliveira, it will be decided to study the instrument fallen into disuse "Palheta", with the approval of Dr. João Soeiro de Carvalho, in an interview with the same intending to make this selection viable. In a third period, a mostly practical phase began, based on a process of experimentation, relying on the thinking of key authors such as Nigel Cross and Liliana Soares. The concepts of hermeneutics, satisfactory hypotheses and trial and error process were fundamental in a selection and testing phase of materials and production techniques. In the last phase, a period of materialization of the prototype takes place, as well as an illustration of the presentation pamphlet and packaging development, duly thought to captivate children who will later test it in their musical learning process. This test should take place with students of musical initiation who will allow to verify and evaluate the viability of the project. Thus, it is intended that the instrument be able to attract the younger audience, captivating their attention and interest both for music in general, and for Portuguese culture and music education. It is hoped to prove the effectiveness of this new concept through experimentation with students of musical initiation verifying their ability to play, maneuver and show interest in the instrument.
Description: Mestrado em Design Integrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1868
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carlos_Almeida.pdf11.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.